O Que é Tromboembolismo Pulmonar? 

O tromboembolismo, também conhecido como embolia pulmonar ou embolismo pulmonar acontece quando um coágulo numa veia da pelve ou da perna solta e acaba chegando até uma das artérias do pulmão por meio da corrente sanguínea, o que acaba provocando a obstrução do fluxo sanguíneo. Se o coágulo for muito grande, ele pode causar, inclusive, morte súbita do paciente.

Após a obstrução da artéria do pulmão provoca infarto do tecido pulmonar que recebia oxigênio e sangue da artéria que foi obstruída, e causa isquemia também. A gravidade do quadro será maior conforme a dimensão da área do infarto pulmonar.

A causa de embolia pulmonar mais comum é a êmbolos advindos de tromboses existentes nas veias das pernas, que são casos de trombose venosa profunda, ou TVP. Os pedaços de trombos originados das veias das pernas, da pelve e das coxas acaba se embolizando para os pulmões.

Sendo assim, quase todas as vezes que houver um quando de tromboembolismo, haverá também uma trombose venosa profunda dos membros inferiores.

Quais São os Fatores de Risco Para Tromboembolismo?

São os mesmos para os casos de trombose venosa profunda dos membros inferiores. Como varizes e insuficiência venosa dos membros inferiores, histórico familiar de casos de embolia pulmonar ou trombose venosa profunda, insuficiência cardíaca, pílula anticoncepcional, trombofilias, síndrome nefrótica, reposição hormonal, obesidade, cirurgia, sendo as mais comuns dos membros inferiores e do quadril, idade avançada.

Ademais, casos de imobilização prolongada, ficar em repouso por um período muito longo, gravidez, tabagismo, uso de raloxifeno, suplemento à base de estrogênio, câncer, principalmente dos ovários, pâncreas, mama e pulmão e algumas metástases.

Quais São os Sintomas do Tromboembolismo Pulmonar?

Os sintomas variam de acordo com a quantidade de bloqueios arteriais e de quais partes do pulmão foram acometidas. Geralmente, os sintomas mais comuns são surgimento de uma dor que pode ser sob o esterno ou então em um dos lados dele.

E essa dor pode ser penetrante, aguda, semelhante a uma queimação, peso, sensação de entorpecimento ou dor mesmo. Em alguns casos, o indivíduo até se curva de dor, ou segura o seu próprio peito. Pode aumentar quando a pessoa se curva, respira fundo, come algo ou tosse.

O indivíduo pode ainda apresentar outros sintomas, como tontura, ansiedade, tosse repentina com sangue, pressão baixa, dor, inchaço e vermelhidão na pele, problema para respirar que surge de repente, pele com aspecto azulado, respiração ofegante, pele fria, desmaio, suor e frequência cardíaca alta. Caso o indivíduo sinta algum dos sintomas listados, deve procurar um médico imediatamente. Embolia pulmonar pode levar à morte.

Como é Feito o Tratamento Tromboembolismo Pulmonar?

O tratamento da embolia pulmonar pode ser à base de certos medicamentos, como trombolíticos e anticoagulantes. Como o próprio nome diz, eles ajudam na dissolução dos coágulos sanguíneos. Alguns medicamentos são Acetilcisteina, Ares, Acebrofilina, Eliquis, Atrovent, dentre outros.

Porém, é sempre importante lembrar que não se deve tomar nenhum medicamento sem orientação médica. Além de indicar o melhor remédio para cada caso, ele indicará, também qual a dosagem correta e por quanto tempo o paciente deverá usar a medicação. O paciente também não deve interromper o tratamento sem que o médico autorize.

Se a medicação não for suficiente ou não funcionar, o problema também pode ser tratado com cirurgia, onde o coágulo de sangue é retirado. Ou ainda também é possível usar um cateter. Ele irá impedir que o coágulo passe da perna vá até o pulmão.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *