Pneumonia Em Idosos: Como Evitar Este Risco?
A pneumonia é um tipo de infecção que acomete os pulmões, e também pode afetar a região dos alvéolos pulmonares, que é onde as ramificações terminais dos brônquios chegam. Também pode atingir o espaço entre um alvéolo e outro, local conhecido como interstícios.
Geralmente, o que provoca a pneumonia é a entrada de agentes infecciosos, como vírus, bactérias e fungos, ou reações alérgicas onde a troca gasosa acontece, que é o espaço alveolar. É importante manter essa região mais limpa possível, para evitar o contato do sangue com o ar.
A pneumonia é muito grave e, se não for tratada da maneira correta, pode causar até a morte do paciente.
A Pneumonia em Idosos
Os idosos devem tomar o máximo de cuidado possível para evitar uma infecção como esta. As mudanças climáticas são extremamente perigosas para a saúde, especialmente para esse grupo de pessoas que, pela própria idade, já são mais vulneráveis. Enquanto doença, a pneumonia já é considerada a 4º causa de morte em todo o mundo, o que demonstra sua gravidade.
Em épocas como o inverno e fim do verão são as que mais favorecem o surgimento da pneumonia. A chuva e o tempo mais frio causam inflamações nas vias respiratórias, aumentando as chances de infecção. Os idosos são bem mais vulneráveis à doença, devido à fragilidade do organismo. A baixa imunidade facilita que se contraia qualquer tipo de doenças. Além disso, o sistema respiratório de idosos também tem menos defesas, e a tosse acaba ficando com a sua eficiência reduzida, sendo incapaz de expelir os agentes causadores de doença.
Muitas vezes, o organismo não apresenta defesas suficientes para evitar uma infecção. E não é a idade, o único fator determinante para essa vulnerabilidade. A presença de doenças crônicas e o uso constante de medicamentos (principalmente através da automedicação) favorecem a redução das defesas do organismo e criam um ambiente mais propícios para formas de doenças mais graves.
Uma simples gripe pode ser a porta de entrada para uma pneumonia em idoso, pois reduz a resistência, aumentando as chances de uma infecção secundária ser desenvolvida.
Como Evitar a Pneumonia Em Idosos?
Os sintomas da pneumonia em idosos é bem diferente dos sintomas em pessoas mais jovens. Por isso, é importante ficar atento e observar com atenção o comportamento do idoso. Sinais como, por exemplo, se ele está apresentando algum tipo de confusão mental, se está apresentando cansaço ou sono excessivo, se o idoso não está se comunicando bem, se mantém um aspecto abatido e triste, e se ele está apresentando falta de apetite. Se o idoso apresentar sintomas como esses, é muito importante levá-lo ao médico o quanto antes.
Separamos abaixo alguns cuidados básicos que devemos ter para evitar a pneumonia em idosos. Confira:
É importante se hidratar bastante, tomar muita água. Faça exercícios regularmente, conforme as suas condições físicas permitam e alimente-se de forma saudável.
Após tossir ou espirrar, sempre lave as mãos ou carregue na bolsa álcool em gel. Tenha sempre um lenço de papel para quando for tossir ou espirrar. Isso impede que bactérias e vírus se espalhem e contaminem outras pessoas.
Procure manter a casa sempre arejada. Evite locais com ar condicionado e não fume e nem fique próximo de pessoas que o façam. Evite ao máximo o contato com pessoas doentes e gripadas. Evite também ambientes com pouco ventilação, poluídos e com muita gente. Eles favorecem a transmissão de agente infecciosos.
Mantenha-se sempre agasalhado para se proteger das mudanças de temperaturas inesperadas.
Cuide para que o seu cartão de vacina esteja sempre atualizado. Não deixe de tomar a vacina para a gripe e para a pneumonia. Converse com o seu médico a respeito. E, caso tenha alguma doença crônica, procure controlar ao máximo para evitar internação. As pneumonias mais resistentes a antibióticos e as mais graves encontram-se nos hospitais. Quem já tem asma, rinite, bronquite e sinusite deve tomar mais cuidado ainda.