Como Cuidar de Uma Traqueostomia?

A traqueostomia é caracterizada como um orifício pequeno realizado na garganta sobre a área da traqueia. E serve para facilitar que o ar entre nos pulmões. É um procedimento feito após alguma cirurgia ou problema de saúde, como uma inflamação da garganta ou tumor, que esteja dificultando a passagem de ar.

A traqueostomia pode ser feita por somente por alguns dias ou para a vida toda. Se for necessário ficar com a traqueostomia por muito tempo, é necessário aprender a cuidar corretamente, para evitar infecção pulmonar, asfixia ou outros problemas graves.

Cuidados com a Traqueostomia

Se o paciente tiver condições, ele mesmo pode cuidar. Caso seja acamado, a família ou o cuidador deverão ficar responsáveis pela tarefa.

A traqueostomia é feita por meio de uma cirurgia. E o paciente precisa tomar anestesia geral ou local, conforme o tempo de duração e o grau de dificuldade do procedimento. O médico faz um corte pequeno na garganta do paciente até a traqueia. Em seguida, ele faz mais um corte na cartilagem da própria traqueia, para que possa inserir o tubo de traqueostomia. Em seguida, se o paciente precisar da traqueostomia no hospital, algumas máquinas poderão ser ligadas para ajudar na respiração do paciente.

A traqueostomia é mais comum em pacientes que precisam permanecer internados. No entanto, dependendo do caso, o paciente também pode ir para casa com ela.

Os cuidados começam pela cânula, que deve permanecer sempre limpa e sem nada de secreção. E os demais componentes precisam ser trocados exatamente como o médico orientar.

Outro cuidado muito importante é observar sempre o local da traqueostomia. Se ele estiver vermelho ou com sinais de inchaço, o médico deve ser informado o quanto antes, pois pode ser um indício de infecção.

Como Limpar a Cânula?

Use luvas limpas. Em seguida, retire a cânula interior e coloque-a em um recipiente por 5 minutos, contando água e sabão. O próximo passo é aspirar a cânula externa usando um aspirador de secreções. Quem não tem esse aspirador pode injetar 2 ml de soro fisiológico para dentro da cânula. Isso provocará tosse e fará com que a secreção acumulada nas vias respiratórias seja excretada.

Pegue uma cânula interior limpa e esterilizada. Quando à cânula interna suja, esfregue-a com uma esponja por dentro e por fora. Depois, coloque essa cânula interna em água fervente por 10 minutos. Seque-a usando compressas esterilizadas e guarde-a em um recipiente que tenha sido desinfetado com álcool. Use-a na próxima troca.

Quanto a cânula exterior, somente um profissional da área da saúde poderá trocá-la, para evitar o risco de asfixia. O paciente deve ir ao hospital uma vez por semana, ou quando o médico solicitar, para que todo o conjunto da traqueostomia seja trocado.

Como é Feita a Troca da Superfície Almofadada?

Sempre que a superfície almofadada se sujar ou se molhar, ela poderá ser trocada. Depois de removida, é preciso limpar bem a pele em volta da traqueostomia. Use um pouco de soro fisiológico para ajudar na limpeza. Em seguida, aplique um pouco de creme hidratante sem perfume no local.

O paciente pode usar tanto almofadas próprias para a traqueostomia, quanto duas compressas limpas, contendo um corte no topo.

Há sinais que indicam que o paciente deve ir ao pronto-socorro imediatamente, como se acontecer expectoração com sangue, se a cânula externa ficar entupida por secreção, se a cânula externa sair por acidente e em caso de sinais de infecção, como inchaço na região ou vermelhidão na pele. Também, caso o paciente sinta falta de ar que não passa, mesmo após limpar a cânula interna.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *