Colchão Casca de Ovo é Bom Para Idosos? Quando Comprar? 

Os pacientes com doenças crônicas, muitos idosos, e aquelas pessoas que se encontram em estado terminal, passam praticamente todo o tempo em cima da cama. Eles se tornam totalmente dependentes dos outros para tudo.

Devido ao fato de ficarem muito deitados, os pacientes podem acabar desenvolvendo outros problemas também, como escaras, atrofia muscular, e muitos outros. Para evitar que eles desenvolvam tais problemas, são necessários atenção redobrada e alguns cuidados específicos.

No post de hoje, falaremos mais detalhadamente do colchão casca de ovo, ou caixa de ovo, como também é conhecido, que é usado para evitar escaras.

O que é e para que serve o colchão casca de ovo?

O colchão casca de ovo ou caixa de ovo recebe esse nome por se parecer com as embalagens onde os ovos são vendidos em supermercados. Eles possuem a superfície ondulada que alivia a pressão, especialmente em regiões como as nádegas, os quadris e os joelhos, em que as escaras são mais comuns de surgirem.

Essas feridas são causadas devido à pressão constante que o peso do corpo parado exerce sobre o colchão. Com isso, o fluxo sanguíneo no tecido da pele é interrompido, deixando a região vulnerável ao surgimento das feridas. No início, a pele fica vermelha. Em seguida, ela passa a ficar roxa e, por fim, surgem as bolhas e as escaras.

Os colchões casca de ovo são excelentes aliados para impedir que isso aconteça. Além do mais, o material de fabricação também é mais macio, causando menos irritação na região, diminuindo a ocorrência de lesões. Geralmente, esses colchões são produzidos somente de espuma. Mas alguns fabricantes o fazem também na versão inflamável, 100% em plástico. Dessa forma, ele será preenchido pelo ar.

A função do colchão casca de ovo é prevenir vários problemas aos quais o idoso está sujeito. Principalmente as escaras que são as feridas que surgem na pele quando a pessoa fica na mesma posição por um longo período de tempo pois o colchão exerce uma pressão sobre o osso da região, provocando esses machucados.

Dicas para um Colchão casca de ovo

Como Usar o Colchão Casca de Ovo? Muitas pessoas pensam que o colchão casca de ovo deve ser usado sozinho. Mas isso não é verdade. Ele é muito fino, por isso, deve ser usado sobre o colchão comum, como uma forma de criar uma camada a mais que servirá para aliviar a pressão sobre a pele do paciente.

Cama com Colchão casca de ovo

Cama com Colchão casca de ovo

Quando Comprar o Colchão Casca de Ovo? Um paciente necessita do colchão casca de ovo quando está acamado, quando está com a mobilidade reduzida e precisa permanecer na cama por muito tempo.

Onde Comprar o Colchão Casca de Ovo? Esse colchão pode ser comprado em várias lojas, como aquelas que vendem itens para hospital e fisioterapia. Há também as lojas que são especializadas somente em colchões. Até mesmo pela internet é possível comprar um colchão desses.

Demais Cuidados

Ainda que o colchão seja um item muito importante para garantir o conforto e bem-estar do paciente acamado, sozinho, ele não é capaz de garantir tudo o que idoso e os demais pacientes precisam. Existem outros cuidados muito importantes quanto. Confira abaixo:

Movimentar o paciente: o paciente deve ser trocado de posição, pelo menos, a cada 2 horas. Dessa forma, evita-se a pressão sobre a pele de determinada região, e o surgimento de escaras.

Usar produtos específicos: é possível encontrar no mercado alguns produtos específicos, que ajudam a evitar o aparecimento de feridas, como cremes e óleos.

Lençóis: o colchão sempre deve estar revestido por um lençol. Ele servirá para que os restos da pele sejam eliminados. Esses restos ficam acumulados no lençol no decorrer dos dias de uso. A troca frequente evita o acúmulo e ajuda a manter a higiene do paciente.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *