Como Acelerar a Cicatrização de Escaras?
Existem vários tipos de tratamento para as escaras, ou úlcera de decúbito, como também é conhecida. Elas podem ser tratadas com o uso de pomadas de papaína, óleo dersani, fisioterapia, com açúcar ou com laser.
A escolha do tipo mais indicado de tratamento irá depender da profundidade da ferida. É possui apenas uma dessas opções ou em conjunto. E quem vai determinar isso é o médico. Porém, existem diversas formas de se acelerar a cicatrização, com alguns tratamentos.
Cicatrização – Como melhorar?
De uma forma geral, os princípios básicos para o tratamento de escaras são retirar o tecido morto, realizar uma limpeza no local com soro fisiológico. Depois, é preciso aplicar o medicamento ou produto indicado pelo médico. E, por último, colocar um curativo no local.
As escaras mais simples e superficiais podem ser curadas apenas mudando o paciente de posição de 2 em 2 horas. Dessa forma, há um alívio da pressão no local da escara.
Em grande parte dos casos, o uso da fisioterapia ajuda muito também, pois ela contribui para uma melhoria significativa na circulação sanguínea. Em geral, ela costuma ser indicada em quase todos os casos de escaras.
No caso do tratamento da escara usando o laser, ele utiliza um aparelho de baixa intensidade, que ajuda a acelerar a cicatrização e promove uma melhoria na circulação sanguínea. Esse tipo de tratamento deve ser feito apenas por um fisioterapeuta ou enfermeiro, e em uma clínica especializada.
Pomadas Para Tratar as Escaras
O processo de cicatrização de escaras pode ser mais rápido se o paciente fizer o uso de pomadas. Após a aplicação da pomada, o ideal é aplicar um creme hidratante em volta do local da ferida, para evitar que ela aumente. A pomada papaína é muito indicada, mas precisa de prescrição médica. Há também outros remédios muito bons, como o óleo Dersani, que é facilmente encontrado em farmácias. Ele deve ser aplicado no local da escara superficial e nas regiões em mais prováveis de desenvolver a ferida.
Escara Infectada – Como Tratar?
No caso de uma escara infectada, é preciso identificar o micro-organismo causador da infecção, para indicar o melhor medicamento para o seu tratamento. Essa tarefa deve ser conduzida por um dermatologista.
No caso de escara infectada, é preciso fazer a troca do curativo todos os dias. Quando surgirem alguns grânulos de tecido vermelho em volta da ferida, é sinal de que a mesma está cicatrizando.
Em contrapartida, se surgir pus, tecido em tom amarelado ou marrom, e vermelhidão no local da ferida, cheiro ruim, é sinal de que a escara está piorando.
Alimentos Que Ajudam a Acelerar a Cicatrização de Escaras
Muitos alimentos possuem propriedades que ajudam a combater a inflação e contribuem na formação de um tecido novo. Listamos abaixo alguns alimentos muito importantes no processo de cicatrização de escaras. São eles:
Frutas vermelhas: essas frutas possuem flavonoides, que atuam como uma espécie de proteção para os vasos sanguíneos, e ajudam a combater a inflamação. E muitas dessas frutas também possuem antioxidante natural, que ajuda a manter a elasticidade da pele e contribuem para a melhorar a defesa do nosso organismo contra possíveis infecções.
Alimentos fontes de vitamina A e B: os corticoides prejudicam o processo de cicatrização. E as vitaminas A e B atuam impedindo a sua ação em nosso organismo.
Frutas cítricas: contribuem na formação das fibras de colágeno, pois são fontes de vitamina C e de antioxidantes. A sua carência aumenta as chances de hemorragias e de problemas como o rompimento cicatricial.
Farinha de linha e semente de chia: importantes fontes de ômega 3, que contribui para o nosso sistema imunológico e contribui para modular uma inflamação.
Repolho, brócolis e couve: são fontes de oxidantes, e ainda possuem compostos enxofrados bioativos, que contribuem para o processo de desintoxicação do fígado.