Como lidar com as emoções negativas de um idoso ou idosa?

Cada vez mais, estudos têm buscado se aprofundar nos mistérios do envelhecimento. Se antes envelhecer era apenas um passo antes do final da vida, agora sabemos que a velhice pode e deve ser vivida de maneira intensa e com muita qualidade.

Quando as pessoas chegam numa fase avançada de idade podem tender a ficar mais sensíveis a sentimentos que variam desde raiva até mesmo medo. Como esses sentimentos não terminam com facilidade, familiares ou cuidadores tendem a ficar irritados com o idoso, o que só faz agravar o caso, tornando um episódio que poderia ser comum, em algo muito estressante para todos os envolvidos.

Mas então, como lidar com esses distúrbios de humor que podem durar muito tempo? Iremos ajudar com algumas dicas valiosas para te ajudar a manter uma qualidade de vida maior para o idoso. Saber administrar esses pequenos conflitos vão ajudar no dia a dia.

Idoso se acalmando

Acalme e converse com o idoso

Como aliviar emoções negativas?

Ficar calmo: claro que num episódio onde alguém acaba de explodir e ter um estado de humor alterado, é complicado manter a calma. Tente entender o que está acontecendo. Às vezes o idoso só está confuso, querendo alguma atenção, se sentindo inseguro. Discutir e aumentar o tom de voz pode ser ainda mais prejudicial. Outro sentimento que pode surgir nesse momento é o de isolamento. Um idoso chega a fase final de vida se sentindo muito excluído da sociedade e isso pode causar uma emoção negativa ainda maior. Responder com calma e buscar entender a situação é o melhor caminho.

Uma boa conversa não faz mal a ninguém: outro passo que pode ajudar e muito no cuidado com um idoso e saber conversar com ele. Idosos adoram relembrar o passado e contar um pouco dele os faz se sentirem vivos novamente. Lembrá-los de histórias positivas sempre ajuda. Por exemplo, pergunte como era a infância dele, como era a casa onde morava, do que ele gostava de brincar e por aí vai. Histórias assim vão ajudar a criar um laço entre vocês, além de diminuir os episódios de estresse durante o dia.

Ajuda com afazeres: todo mundo gosta de se sentir útil, não é verdade? Muitas vezes a tristeza de um idoso é que ele não tem mais nada para fazer. Por isso é essencial dar tarefas para eles e também ajudá-los nessas tarefas. Dessa maneira o idoso se sentirá cuidado e útil. Trabalho junto pode fazer com que eles desenvolvam novas atividades e fiquem ainda mais positivos com relação à vida.

Conhecer o mundo lá fora: levar o idoso para passear e conhecer novos lugares pode ser uma experiência incrível. A proposta aqui é acabar com os longos tempos de inatividade, onde o idoso pode se sentir isolado e infeliz. Assim, saindo para ver coisas novas, que fujam da rotina natural do seu dia a dia, o idoso tende a ter menos emoções negativas e pode ainda ter uma maior qualidade de vida.

Um abraço ajuda a curar um dia triste: quem nunca quis receber um bom abraço, não é? Seres humanos amam tocar e ser tocados. O contato físico pode significar muito na vida de um idoso, já que como mencionamos aqui, eles podem se sentir muito isolados e excluídos. Então mesmo que o momento seja de raiva ou tristeza, surpreenda e lhes dê um abraço. Isso pode mudar o estado negativo da emoção dele e ainda fazer com que ele se sinta muito importante.

Rir ainda é um ótimo remédio: outra maneira que pode ajudar é fazer alguém rir. Contar uma piada, uma história divertida ou mesmo algumas brincadeira pode ajudar na descontração do ambiente, além de transformá-lo em um local mais saudável. Nunca despreze o poder do riso, ele pode ser a válvula de escape que o idoso precisava para se manter longe de emoções negativas.

Essas dicas podem te ajudar a lidar com um idoso ou idosa que esteja passando por dificuldades emocionais. Claro que o acompanhamento médico sempre ajuda, mas no dia a dia essas posturas podem ser o alívio de um tensão que se instalava.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *