Idoso tem Desconto em Passagem Aérea?
É comum ouvirmos falar sobre uma série de direitos que a lei garante às pessoas da terceira idade. Muitos idosos, inclusive, desconhecem uma série desses direito e não fazem uso daquilo que pode ser exigido pela lei federal ou locais.
Porém, também é muito comum ouvirmos falar de outros direitos que, na verdade nem existem. Todos os dias a nos deparamos com uma notícia falsa no WhatsApp ou na internet sobre qualquer assunto e, o pior, é que as pessoas passam as notícias para frente sem sequer investigar se são verdade ou não. E uma dessas notícias falsas é sobre passagens grátis para idosos que já vem circulando a algum tempo.
O que acontece é que, até bem pouco tempo atrás, viajar de avião era algo restrito para pouquíssimas pessoas, pois o preço das passagens era muito alto. Só que nos dias de hoje, isso mudou. Qualquer pessoa pode ter acesso a esse tipo de serviço. Os preços estão bem mais acessíveis, e as empresas do setor ainda fazem promoções relâmpagos, oferecendo passagens a preços ainda mais baixos. Tudo isso para conseguir atender à todas as classes da sociedade.
As pessoas se aproveitam desse tipo de assunto, que atrai a atenção dos outros, para espalharem notícias duvidosas, com o único objetivo de atrair a atenção para o seu site e ganhar “likes”. Quando o site é muito acessado, ele dá muito lucro. Por isso é que as pessoas de má fé divulgam notícias duvidosas e chamativas, para aumentarem o seu número de acessos.
Enfim, o Idoso tem ou não Direito a Desconto em Passagem Aérea?
A resposta é “Não”. Pelo menos não existe nenhuma lei obrigando as empresas aéreas a darem desconto para pessoas idosas. Mas existe um projeto de lei, apresentado pelo deputado Chico Lopes, em que ele propõe o desconto de 50% em passagens aéreas para idosos. Este projeto está em tramitação, e nada foi decidido até então e a depender de nossos governantes, não deverá ser prioridade.
E também há no senado um outro projeto de lei, proposto pelo senador Vital do Rego, em que ele sugere a expansão da obrigatoriedade de duas poltronas por composição, fato que já está vigente no caso do transporte rodoviário interestadual, para os transportes ferroviário, aéreo e aquaviário. Porém, esse projeto também não foi votado ainda.
Os idosos já conquistaram uma série de direitos, inclusive no caso do transporte aéreo, como prioridade em momentos de locomoção e de acesso à aeronave, direito à assistência especial no embarque e no desembarque e também prioridade nos assentos que ficam mais perto das portas. Porém, ainda não existe nada relacionado à obrigatoriedade de descontos em passagens.
Ainda que não sejam obrigadas, as empresas aéreas costumam oferecer descontos em passagens para os idosos pelo fato de eles estarem cada vez mais ativos e usando o serviço com mais frequência.
Cuidados Que os Idosos Precisam Ter Para Viajar de Avião
Ainda que as viagens não tenham um desconto nas passagens, o idoso tem todo o direito de ir e vir, viajar e aproveitar a vida. Então, antes de embarcar na viagem tão esperada, é importante que o idoso tome alguns cuidados básicos, para que possa viajar tranquilamente.
Consultar um médico antes da viagem: o médico é a pessoa ideal para dizer se a saúde do idoso permite que ele passe algumas horas dentro do avião e fique longe de casa por alguns dias. Também é bom pedir ao médico uma receita com os medicamentos que poderá precisar durante a viagem.
Levar os remédios que já usa: embora seja algo óbvio, é bem possível que o idoso se esqueça de comprar algum remédio que precisa usar de forma contínua e que está acabando. Ou simplesmente se esquecer de colocar na bolsa. Inclusive, isso é importante não somente para os idosos, mas para todas as pessoas.
Cartão com as informações básicas: é sempre recomendado deixar com o idoso um cartão contendo os contatos de alguém para casos de emergência.