O Que é Lar de Idosos? É Diferente de Asilo? 

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à diferença entre um lar de idosos e um asilo. São ambos locais que acolhem os idosos, mas que possuem divergências em relação aos cuidados prestados, atividades que são desenvolvidas, etc. É importante que principalmente a família do idoso entenda a diferença entre estes locais para escolher o que melhor se encaixa na situação.

O lar de idosos é um local que oferece ao idoso um ambiente semelhante ao de sua própria casa. Além disso, os internos usufruem de atendimento especializado, de acordo com as suas necessidades. Toda a equipe ali tem como objetivo garantir o bem estar do idoso e suprir as suas necessidades. Já o asilo é um local que, como bem o significado do nome sugere, serve para dar asilo aos necessitados. Ou seja, é um lugar que oferece, principalmente, moradia. Conheça mais abaixo sobre a diferença entre os dois locais.

Lar de Idosos

Lar de idosos é um local destinado ao acolhimento de pessoas da terceira idade, onde elas receberão todo o apoio e cuidados necessários. Existem três modalidades de lares para idosos, o hotel, que são lares que funcionam como se fossem hotéis, os idosos vivem de maneira independente. Também existe a moradia, uma que modalidade oferece uma hospedagem definitiva. Nela, os idosos recebem até serviços médicos, conforme a sua necessidade. Ainda, há o Centro dia. Nesse caso, os idosos passam o dia no lar de idosos, onde eles participam de muitas atividades em grupo e ainda contam com assistência profissional.

A grande maioria das pessoas pensam que o lar de idosos é um local de abandono, onde as pessoas vivem isoladas e solitárias. Mas isso não é verdade. Além dos demais idosos internados, há ainda uma grande circulação de profissionais que transitam o tempo todo pelo local. Além do mais, a maior parte das casas de repouso oferece atividades coletivas para os idosos, como oficinas de pintura, culinária, costura, jardinagem, bordado e artesanato. E também atividades físicas.

Nos lares de idosos são realizadas diversas atividades de entretenimento.

Nos lares de idosos,o objetivo é que o indivíduo se sinta em casa e se divirta.

Em um lar de idosos, a pessoa passa a conviver com muitos outros idosos, e acaba criando muitos laços de amizade. Isso contribui até para a saúde do paciente que, muitas vezes, costumava fica mais sozinho em casa do que na companhia dos parentes. O lar de idosos é um local onde o idoso aproveita para se cuidar física e psicologicamente passando a ter mais qualidade de vida.

Com o passar do tempo, o idoso acaba se sentindo realmente em casa, pois se sente mais protegido e sabe que tem pessoas preparadas para ajudá-los em todos os momentos. Além das amizades que faz também. Aliás, é este o objetivo principal do lar de idosos, fazer com que o indivíduo se sinta bem, em um ambiente familiar.

Nestes locais, o idoso se torna mais sociável, pois tem sempre a companhia de alguém. Isso nem sempre é possível em casa, pois muitas pessoas precisam trabalhar o dia inteiro, e não têm tempo de ficar com os idosos e desenvolver atividades de entretenimento. Esse, aliás, é um dos grandes motivos da internação. Aliado ao fato de que, em muitos casos, esses idosos precisam de tratamentos e de atenção que em casa não é possível oferecer.

O lar de idosos é bem parecido com uma casa de repouso. É um local destinado a cuidado com os idosos, mediante um pagamento mensal. A maioria desses lares oferecem serviços de qualidade.

Asilo

Quando falamos em asilo, a primeira coisa que muita gente pensa é que é um local com péssimas instalações, onde os parentes internam as pessoas com as quais não desejam conviver. Existe o estigma de que eles são esquecidos e não são bem cuidados. Mas isso também não é verdade, na maior parte dos casos. Apesar desta não ser a realidade que correspondia à épocas passadas, hoje as pessoas nos asilos recebem tratamentos mais humanos, onde os idosos são respeitados e bem cuidados. Esses locais são os mais procurados por quem não tem condições financeiras de pagar um local melhor, pois são mais baratos que lares de idosos.

Há muitos asilos municipais. Alguns deles são gratuitos, outros já pedem uma contribuição todos os meses, que costuma ser retirada da própria aposentadoria do idoso. É claro que, por melhor que seja um asilo, eles não são tão bons quanto às casas de repouso ou lares de idosos. Nos asilos o tratamento dos idosos não é individualizado, o que não é uma boa opção para indivíduos que possuam doenças graves ou limitações.

Porém, um asilo ainda é a melhor alternativa para a grande maioria das famílias que não têm condições de cuidar do seu idoso. Só não devemos nos esquecer de ouvir, em primeiro lugar, a opinião do idoso. Se ele realmente deseja ir para o local, ou se prefere permanecer em sua casa, próximo de seus familiares.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *