Porque Existe Tanta Diferença de Preço Entre os Asilos? 

A quantidade de pessoas consideradas idosas que existe hoje no país gira em torno de 6 milhões. E, a cada ano que passa, esse número tende a aumentar, pois a expectativa de vida do brasileiro também está aumentando, assim como a qualidade de vida da população também. A responsabilidade de cuidar dos idosos é da sua família, segundo o Estatuto do Idoso. A questão é que, atualmente, homens e mulheres estão passando longas horas fora de casa para trabalhar e estudar, e acabam não tendo tempo suficiente para cuidar dos seus idosos. Devido a essa situação, o Estado e o mercado começaram a entender a necessidade de dividir com as famílias essa responsabilidade.

Os asilos então se tornaram a alternativa para a grande maioria dessas famílias, que se veem sem condições de cuidar dos idosos. Nos asilos, eles poderiam ter cuidados médicos, alimentares e de higiene pessoal. Além do mais, eles acolhem pessoas com poucos recursos financeiros ou nenhum. Existem órgãos governamentais e instituições particulares que oferecem este serviço. Comumente, no que se trata dos locais sustentados pelo governo, em que as famílias costumam apenas arcar com custos básicos quando necessário. Porém, os locais particulares possuem um grande arco de preços, de acordo com os serviços oferecidos.

Custos dos Asilos

O que torna inviável para as famílias que precisam manter os idosos em asilos, no caso de instituições privadas, é o valor elevado. Nem sempre a família tem condições de arcar com preço. E o que faz com que um local seja mais caro que o outro são as condições de cada um e os benefícios que cada local oferece. Por exemplo, as acomodações, as condições de higiene, a equipe médica, a equipe de enfermagem, as atividades oferecidas.

Mesmo com preço elevado, é importante que a família procure um local que supra todas as necessidades do idoso. Por exemplo, se ele necessita de um cuidado médico especializado, é necessário que o local escolhido ofereça este serviço. O importante, no que se trata da decisão de escolher um asilo, é se certificar se o local é ideal.

É óbvio que um idoso que está em asilo público ou misto, não terá os mesmos tratamentos e acomodações do que aquele que se encontra em um asilo privado. Um asilo público, ainda que quisesse, não poderia arcar com tantas vantagens, pois os recursos são mínimos. Como mencionado, por vezes as famílias ainda têm que arcar com os recursos faltosos, como itens de higiene pessoal, comida, etc.

Além disso, nem sempre é possível morar em um asilo público, devido à alta demanda. Ademas, deve-se ter em mente que, em alguns casos, a família precisa arcar com a ajuda de custo, como citado. O custo relativo a cada idoso pode variar muito de uma região para outra, e muitos asilos também obtém a ajuda de ONGs. Em geral, os asilos são pagos com a aposentadoria do próprio idoso, com o valor total ou parcial.

Só que, como dissemos, não existem muitos asilos públicos no país, o que acaba inviabilizando a estadia dos idosos. Em 2003, foram criadas no Brasil as ILPIs, ou Instituições de Longa Permanência Para Idosos. A ideia partiu da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, como uma alternativa para substituir a função do asilo na rede de assistência social a idosos. Já existem mais de 3.000 ILPIs no país. Porém, a grande maioria é privada.

Essas instituições são locais destinados à moradia de idosos a partir de 60 anos, e pode ser temporária ou permanente. Atuam como domicílio coletivo, com suporte familiar ou não, para os idosos. E tem como objetivo oferecer condições de dignidade, liberdade e de cidadania a essas pessoas. Nas ILPIs, os idosos contam com cuidados à sua saúde, onde eles são atendidos por uma equipe de enfermagem, médica, de nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional e muito mais.

Atividades em grupos no asilo.

Diversos asilos oferecem atividades em grupo.

A questão é que a maior parte das famílias não têm condições de arcar com a moradia dos idosos nessas instituições. E os asilos públicos e mistos representam a minoria no país. Hoje, os asilos privados já somam a maioria no Brasil.

O fato é que, ainda que tenha alguém disponível para cuidar do idoso em casa, em alguns casos, eles precisam ser acompanhados por uma equipe médica, devido à problemas de saúde. Por isso, é que existe a necessidade de ficarem em locais mais apropriados, com acompanhamento e cuidados adequados, conforme à sua necessidade.

É muito importante que, no que se tange à análise dos custos do asilo, a família analise o custo benefício. Observe se os serviços oferecidos realmente correspondem à realidade, como os idosos são tratados e qual é a experiência e opinião dos que lá se encontram. Ademais, veja também os preços dos asilos que estão no mercado, pesquise antes de fechar o contrato com algum local.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *