Tipos de Feridas em Idosos Acamados 

Quando o idoso está acamado, é preciso tomar uma série de cuidados para evitar que ele acometido por problemas de decorrentes da situação. Um dos problemas mais comuns, relacionado a falta de mobilidade, são as feridas.

As feridas acontecem pois o idoso não se movimenta e também pois ele sempre está naquele local, sua cama. Assim, pode-se proliferar parasitas ou causar infecções. Os ferimentos podem ser as escaras, sarnas, dentre outros.

Ferimentos em Idosos Acamados

Abaixo, listamos alguns tipos de feridas mais comuns em idosos acamados. Confira:

Escabiose ou sarna: um tipo de infecção causada por artrópodes. É uma infecção contagiosa e que pode se tornar crônica. Pode prejudicar a superfície do corpo, causando coceira e manchas vermelhas. Costuma ser provocada por dermatites e má higienização. As feridas provocadas por esse tipo de infecção, se não forem bem cuidadas, podem ser infectadas por bactérias e piorar o estado do paciente. Para tratar a escabiose, é preciso ter um cuidado rigoroso com a higiene, tanto do local da ferida quanto das roupas do paciente, e fazer uso de medicamentos específicos no local da infecção.

Escaras: também conhecida como úlcera de pressão ou de decúbito, provocada pela imobilidade do paciente. Acontece, na maior parte das vezes, na região sacral, nos calcanhares, cotovelos e tornozelos. Ela causa uma necrose na pele devido à compressão que o osso exerce sobre o colchão. O primeiro sinal de formação das escaras é a vermelhidão que acontece em um ponto da pele. Em seguida, essa vermelhidão se transforma em lesão que pode atingir o músculo, e chegar até o osso do idoso. É um problema que pode acontecer tanto em pacientes que ficam deitados por um longo período de tempo, quanto em pacientes que ficam muito tempo sentados também.

Como a cicatrização em idosos é mais lenta, a recuperação pode demorar bem mais. E piora se o paciente tiver problema de incontinência urinária. Algumas complicações que podem acontecer nesse tipo de infecção são a infecção local e a infecção óssea, que é a osteomielite.

Para prevenir as escaras, é fundamental trocar o paciente de posição a cada 2 horas, o uso de um colchão adequado, controlar a incontinência urinária e uma alimentação rica em vitaminas e proteínas.

O tratamento das escaras é baseado em cirurgia para retirar o tecido necrosado e o uso de medicamentos, como antibióticos e antissépticos.

Erisipela: infecção na pele, o que causa esse tipo de infecção é a bactéria estreptococo, que se propaga por meio dos vasos linfáticos. Acontece muito em idosos, pessoas obesas, diabéticos e em crianças, devido a alguma cirurgia ou lesão na pele. E erisipela por provocar lesão avermelhada na pele, com ou sem pus e febre. O tratamento é feito à base de antibióticos. Não é contagiosa.

Os primeiros sintomas são os mesmos dos principais tipos de infecções, como febre alta, calafrios, náuseas e vômitos, cefaleia, astenia e mal-estar. O aspecto da pele pode se transformar rapidamente, variando de uma simples vermelhidão, até dor, inchaço, a formação de bolhas até provocar feridas na pele.

O local mais comum de acontecer essa infecção é nos membros inferiores, acima dos tornozelos. Porém, pode acontecer também no tronco e na face.

Se o tratamento começar no início da infecção, as complicações podem não ser tão graves e nem evidentes. Porém, se não for tratada a tempo, pode provocar feridas superficiais ou profundas, abscessos e até trombose de veias. Como consequência, o problema pode causar inchaço persistente e de aspecto duro, que se localiza, principalmente, no tornozelo e na perna, provocados por surtos repetidos de erisipela.

O tratamento é feito através de várias medidas simultâneas, como o uso de antibióticos, repouso absoluto, tratamento das lesões na pele e limpeza e o uso de medicamentos de apoio, como analgésicos e, anti-inflamatórios, antifebris e alguns que atuem na circulação venosa e linfática.

Para prevenir a erisipela, é preciso manter uma boa higienização local, tratar adequadamente feridas nas pernas, frieiras, manter um peso adequado, e etc.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *