NBR 9050: Como Adaptar Ambientes Para Idosos 

A maioria dos idosos possuem a mobilidade reduzida. E não somente eles, como também aqueles que se locomovem com facilidade, precisam que os ambientes sejam adequados, para que possa ir e vir com facilidade, sem correrem nenhum risco. Pensando nisso, foi criada em 2004 a NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos, e atualizada em 2015. O seu objetivo é definir alguns aspectos básicos que precisam ser observados de acessibilidade nas construções civis.

Ela trata de assuntos como rampas de acesso, tamanho de banheiro, como deve ser o espaço onde há cadeirante, como devem ser os pisos, e muito mais. Com essas orientações, fica mais fácil a inclusão dos idosos e demais pessoas que necessitam. Vale ressaltar que o que é definido na NBR 9050 não vale somente para os espaços públicos, como também para os lares. No post de hoje, iremos aprender como adaptar ambientes para idosos de acordo com a NBR 9050. Continue lendo.

Como Adaptar os Ambientes Para os Idosos de Acordo com a NBR 9050

Para que o idoso tenha mais facilidade para se locomover, é preciso que os ambientes ofereçam as condições de que ele necessita. Pessoas da terceira idade já não possuem a mesma firmeza e agilidade como os mais novos. Por isso, é muito importante que tanto em casa quanto nos demais lugares, eles encontrem condições adequadas. Mas em casa é ainda mais importante, pois é onde eles passam a maior parte do tempo e também é o local em que eles precisam se sentir acolhidos, à vontade e o mais independentes possível.

Para começar, algo muito importante é evitar que a casa tenha algum tipo de barreira física que possa causar acidente. Abaixo, listamos alguns itens específicos e o que diz a norma sobre cada um deles:

Escadas: Na beira de cada um dos degraus é preciso instalar faixa antiderrapante. Também é necessário instalar corrimão nas escadas com 92 cm de altura. No entanto, se ele for instalado em rampa, ele deverá ter duas alturas, considerando o piso: a inferior, com 70 cm; e a superior, com 92 cm. Outra observação é com relação à distância entre o corrimão e a parede. No caso de área interna, a distância deve ser de 4 cm. Para a área externa, deve ser de 10 cm. Os corrimões devem ter bordas redondas e estarem bem firmes. As rampas também precisam ter corrimão instalado;

Barras de apoio: Outro cuidado importante é instalar barras de apoio em áreas molhadas, como é o caso do banheiro, por exemplo. Essas barras devem estar na separação entre o vaso e a pia e também dentro do box. Lembrando que as medidas do box também devem seguir um padrão, conforme a norma determina. Sendo assim, o box deve ter uma largura mínima de 80 cm. Além do mais, o desnível do piso deve ser de 1,5 cm;

Vaso sanitário: Este precisa ser instalado a uma altura de 10 cm do piso, ficando mais alto do que o normal

Banco de banho fixo: A indicação é que tenha dentro do box do banheiro um banco de banho fixo para evitar acidentes. A sua instalação deve ser a uma altura de 0,46 cm, e deve ter uma largura mínima de 0,45 cm;

Piso: Precisa ser antiderrapante, sem tapetes, objetos e móveis espalhados, de forma que o idoso possa transitar sem correr o risco de tropeçar ou escorregar.

Iluminação: Esta deve ser bem forte. As cores dos móveis devem criar um contraste com a cor das paredes e do piso. E o ideal é que as maçanetas das portas tenham o formato de alavanca.

Resumidamente, esses são os cuidados básicos que a NBR 9050 determina sobre a adaptação dos ambientes para idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *