Saiba escolher entre um Enfermeiro e Cuidador de Idosos
Atualmente, profissionais especializados em cuidados a idosos disponibilizam serviços particulares para diversas famílias que buscam por auxílios paliativos. Os profissionais mais comuns e requisitados são os enfermeiros, especializados em tal área, e o cuidadores de idosos. Apesar de atuarem em nichos semelhantes, tais profissionais possuem diferenças que devem ser analisadas conforme a necessidade de cada paciente, para que não haja erro ou divergências de expectativas na hora da realização do serviço.
No post de hoje, para auxiliarmos na escolha entre este dois profissionais, iremos disponibilizar informações muito importantes sobre cada um, que irá facilitar na hora da decisão. Confira abaixo:
Quando Contratar Um Cuidador de Idoso?
Cuidador de idoso é uma profissão que foi regulamentada pela Lei 284/2011, que determina requisitos para um profissional poder exercer esta função. Ele deve ser maior de 18 anos, ter Ensino Fundamental completo e curso de qualificação da área com certificado reconhecido pelo MEC.
As funções do cuidador são inúmeras, como supervisionar a higiene pessoal do idoso, auxiliar na alimentação, acompanhá-lo em atividades rotineiras, administrar a medicação, dentre outras. Ser uma boa companhia também faz parte das atribuições do cuidador, que deve estimular conversas e atividades intelectuais.
Normalmente, os cuidadores de idosos são contratados quando o indivíduo não consegue mais realizar as suas atividades costumeiras sem um auxílio ou necessita de observação para que não aconteça acidentes. Assim, é indicado que o cuidador de idosos seja contratado quando o necessitado não possua condições médicas específicas que precisem de cuidados relativos a saúde e necessita de apoio diário em atividades básicas.
Quando Contratar Um Enfermeiro?
No caso do profissional de enfermagem, este concluiu o curso superior em enfermagem, diferentemente do técnico em enfermagem. Os dois profissionais atuam na mesma área, mas as suas funções se divergem.
O enfermeiro tem capacidade de realizar cuidados no tratamento médico diário do idoso, uma vez que tem um conhecimento mais aprofundado da área da saúde. O profissional formado em enfermagem usualmente monitora o estado de saúde do idoso, aplica medicamentos venosos, e atua na prevenção, cura e reabilitação do idoso.
Dessa forma, o enfermeiro é indicado quando o idoso necessita de cuidados médicos específicos que possam ser realizados apenas ou preferencialmente por um profissional qualificado da área da saúde e não apenas um acompanhamento.
A quais detalhes devemos nos atentar?
O mais importante é procurar alguém que consiga contribuir de forma significativa no tratamento e cuidado do idoso, de maneira que ele tenha as suas necessidades básicas sanadas. O profissional, independentemente da área, deve ser atencioso, gostar de trabalhar com pessoas da terceira idade e apresentar comportamento compatível com sua atuação.
Caso a família opte por auxiliar de enfermagem, este pode realizar atividades de baixa complexidade, orientado por um médico ou enfermeiro, aplicando vacinas, realizando curativos e etc. No caso do técnico em enfermagem, ele realiza atividades de média e alta complexidade com a supervisão de um enfermeiro ou médico, realizando até dosagem de remédios. É necessário se atentar às qualificações de cada profissional, exigindo cursos relativos à área. Por exemplo, o enfermeiro deve apresentar o diploma de sua formação.
Apesar de alguns cuidados parecerem simples, como auxiliar o idosos a se movimentar pela casa, eles devem ser realizados por um profissional qualificado. Qualquer erro, especialmente na terceira idade e em pessoas enfermas, pode desencadear males ainda maiores. Portante, é necessário que a família analise bem as necessidades do idoso e entenda qual profissional as atenderá melhor.
O cuidador de idosos está protegido pela lei do trabalhador doméstico. Deve ter carteira assinada e não pode receber quantia menor que um salário mínimo mensal.
Também, existem outras opções para o idoso, como Instituições de Longa Permanência para Idosos das Casas de Repouso e clínicas geriátricas. As ILPI são domicílios para idosos com idade acima de 60 anos que não necessitem de cuidados médicos. Já as clínicas geriátricas são locais que disponibilizam tratamento médico qualificado para o indivíduo em regime de internato.