Quais os Melhores Tipos de Calçados Para Idosos?
Quem tem um idoso em casa sabe como é importante estar sempre atento à sua segurança e ao seu bem-estar. São muitos cuidados especiais que precisamos ter com eles. E, logo, o que sempre preocupa e que deve ser avaliado com muito critério é o calçado mais indicado para o idoso usar.
É muito comum os idosos se acidentarem por não usarem calçados apropriados para a sua idade. As solas podem estar muito duras, o solado largo ou escorregadio… E nós sabemos que algumas lesões, especialmente as fraturas, são bem mais difíceis de se recuperar em idosos. Inclusive, elas podem trazer sérias complicações. Além da segurança, também deve ser avaliado o conforto, para que o idoso não sinta seus pés doloridos.
No post de hoje, daremos algumas dicas muito úteis para ajudar na hora de escolher o calçado ideal e que trará mais segurança.
Como Escolher o Melhor Calçado Para Um Idoso?
Existem alguns fatores decisivos que devemos observar nesse momento. Confira abaixo os pontos mais importantes a se considerar na hora de escolher o sapato ideal:
Conforto: O sapato apertado pode atrapalhar para o idoso andar, causando até acidente. É preciso que o calçado sirva perfeitamente no pé da pessoa, que não cause nenhum desconforto ao andar e que não aperte. Idosos com problemas de circulação, por exemplo, necessitam de calçados mais leves e mais maleáveis. Além disso, mesmo que o indivíduo não apresente nenhum problema, é importante lembrar que a estrutura óssea nesta idade fica mais frágil. Assim, é importante que os sapatos tenham o solado macio.
Tamanho: Embora pareça óbvio, é muito importante que o sapato seja do tamanho certo e que também se adeque ao peso do idoso. Outra coisa importante a se observar é se a pessoa tem alguma restrição ou uma característica que necessite de um cuidado especial, como é o caso de pessoas com joanete, por exemplo. Para elas, o ideal é que o calçado não aperte muito a região e que seja um número maior.
O calçado não pode ser largo, pois a folga possibilita que a pessoa tropece e caia. Isso é especialmente perigosos de acontecer na rua, onde há muitas pedras, cascalho e outros materiais cortantes.
Altura: de acordo com especialistas, o calçado do idoso não deve ultrapassar 2 cm de altura. A parte de trás deve ser mais alta do que a parte da frente, sem que esse limite de 2 cm seja ultrapassado.
Calçados emborrachados: Os sapatos emborrachados são muito mais seguros, pois aderem bem ao chão, ao pé e ainda oferecem mais conforto ao idoso. Esse tipo de sapato evita que a pessoa escorregue facilmente, pois são bem firmes. Sapatos lisos não devem ser usados por idosos.
Os sapatos emborrachados a que estamos os referindo não inclui chinelos de dedo. Estes chinelos não possuem a proteção adequada, e muitas vezes são causadores de acidentes. É melhor optar por chinelos que possuam uma tira única na frente e prenda bem o pé do idoso à sola.
Calçado fechado ou preso: Como dito acima, muitos idosos se acidentam por causa do sapato que solta do pé. O ideal é que o calçado feche bem e fique bem preso ao pé do idoso, mas sem causar nenhum desconforto, como o aperto no pé, por exemplo. É importante que, no caso de sandálias, as tiras que prendam o pé sejam largas e de material confortável, como tecido. No caso de plásticos e outros, eles podem cortar e ferir o pé.
Existem vários modelos de calçados no mercado, que oferecem muito mais segurança e conforto para os idosos. Os calçados ortopédicos são muito populares. Hoje em dia, no Brasil, temos várias marcas famosas, como a UsaFlex. Esses modelos já são feitos pensando no bem estar, no conforto e na segurança de quem usa. São muito bons e possuem todas as qualidades que os idosos precisam. É possível encontrar vários tipos de calçados ortopédicos, como sapatênis, bota, sandália, chinelo e sapatos. Eles evitam dores e são feitos conforme o formato do pé.
Embora nem todas as pessoas gostem, os tênis são também uma boa opção para os idosos. São confortáveis e aderem bem ao chão, por terem a sola de borracha. É recomendado a utilização de tênis esportivos, feitos de tecido. Eles possuem molas e boa elasticidade.
Caso esteja atrás de um calçado aberto, podemos encontrar sandálias de vários modelos e cores diferentes. É importante, como dito, que elas tenham tiras largas e se moldem ao pé. Os fechos garantem mais segurança para o idoso. Só não podemos nos esquecer da altura de segurança de, no máximo, 2 cm de altura na parte de trás.
Quando for comprar um calçado para o idoso, é fundamental que ele esteja junto. Assim, ele ajuda a escolher aquele com o qual se sente mais confortável e seguro. Analise também quais atividades a pessoa realiza nos seu dia a dia, isso é determinante para a escolha de um sapato que seja prático.