Agência de Cuidador de Idosos é Confiável?
Quando o idoso precisa de cuidados e a família precisa contratar um profissional para essa tarefa, é muito importante ficar bem atento e pesquisar bastante sobre os cuidados que a empresa oferece.
É necessário verificar a qualidade dos serviços prestados, o grau de instrução dos cuidadores, a disponibilidade e muito mais. Outra situação que preocupa muito são os maus tratos sofridos pelos idosos. É muito comum encontrar pessoas que não têm paciência e até agridem os idosos.
Como contratar um cuidador de idosos?
O cuidador terá livre acesso à casa, irá conviver com a família, irá partilhar o dia a dia e conhecer a intimidade de todos. Por isso é tão importante ser bem criterioso no momento de contratar esse profissional. Abaixo, falamos sobre alguns pré-requisitos para ajudar as famílias a selecionarem o profissional de forma mais assertiva.
É necessário entrevistar o candidato. É importante fazer algumas entrevistas antes de escolher o profissional. Pelo menos três entrevistas. Verifique a qualificação do cuidador. Esse profissional deve ter formação profissional.
Além de conhecer a formação do cuidador, verifique também como é a instituição onde ele se profissionalizou. Quais são as disciplinas lecionadas, a carga horária.
É importante que o cuidador tenha experiência na função. Pergunte sobre as funções desempenhadas no antigo trabalho, o motivo da saída, por quanto tempo trabalhou, e etc. Também é importante entrar em contato com empregos anteriores para solicitar referência.
Peça para o cuidador realizar alguma atividade para que se possa analisar a sua habilidade. Pergunte sobre a disponibilidade do cuidador, se ele conseguirá atender às suas necessidades. Converse sobre horários, atividades, local de trabalho (se em casa, no hospital, dias de folga e etc).
Após contratar o profissional, a família deve observar muito a habilidade do cuidador, a paciência, como está sendo a higienização do idoso, os cuidados com a alimentação e medicamentos, e tudo o que tiver sido definido entre as partes.
Características de Um Cuidador de Idosos
Ao contratar um cuidador de idosos, é preciso ficar atento para uma série de características como, por exemplo a paciência com que o cuidador trata o idoso, se o cuidador tem curso de qualificação, disponibilidade, facilidade de comunicação, se é prestativo, educado e ter boas maneiras, se tem boa capacidade de adaptação, empatia, agilidade e se ele gosta do que faz.
Ademais, o cuidador deve ter sensibilidade e capacidade de manter-se calmo diante das mais diversas situações e é fundamental ser bem discreto.
O cuidador pode trabalhar tanto na casa do idoso quanto em hospitais, asilos, casas de repouso e etc. Trata-se de um mercado que vem crescendo muito a cada dia. E abrindo várias oportunidades de trabalho. Isso é muito importante, especialmente em dias como os atuais, onde o desemprego tem crescido de forma assustadora.
Alguns idosos são totalmente dependentes, acamados, e necessitam de cuidados para tudo, inclusive para a higienização. Alguns não conseguem sequer se comunicar. Por isso, a família deve ficar sempre atenta, para evitar que essa pessoa seja vítima de maus tratos por parte do cuidador. Todo cuidado é necessário e fundamental.
Até mesmo aqueles idosos que se comunicam podem sentir medo de falar sobre algum tipo de violência ou maus tratos que vêm sofrendo. É a família e as pessoas mais próximas que precisam ficar sempre em alerta.
Os cuidados do profissional para com o idoso são fundamentais para manter a qualidade de vida do mesmo. O que torna as tarefas ainda mais importantes. Afinal de contas, os cuidadores estão lidando com vidas, com pessoas, e que merecem todo o respeito e cuidado possível.
Existem várias empresas que ofertam essa mão de obra. Pesquise, avalie, busque referências e faça muitas entrevistas. E, principalmente, avalie o comportamento do cuidador diariamente.