Porque os idosos são teimosos?
Conforme a idade vai chegando, mais apegados a algumas ideias e conceitos nos tornamos. Isso é natural para o nosso processo natural de envelhecimento, onde nos apegamos aos pontos comuns que já conhecemos para garantir um local de segurança e conforto.
Outro fator que pode colaborar para que um idoso não acate com facilidade direções até mesmo para tarefas simples, é o fato de que ele já possui uma bagagem de vida muito maior do que a pessoa que cuida dele atualmente. É muito difícil deixar isso de lado e aceitar qualquer direção que lhe pareça uma ordem, sobretudo se fizer pouco sentido para aquele idoso.
Nesse sentido surge a chamada teimosia, que acaba gerando conflitos desnecessários e desgaste no relacionamento. Lembrando que teimosia é a forma com que popularmente lida com estas ações que, na verdade, pode não compreender à realidade. Assim como uma criança não é teimosa por pura teimosia, mas sim pelas condições de sua idade e entendimento, um idoso também não é teimoso apenas para afrontar. Veja as formas mais comuns de teimosia na terceira idade e sua raiz.
Teimosia na terceira idade
Experiência de vida: como foi dito acima, um idoso acatar o que ele entende como ordem, é muito complicado. Na mente dessa pessoa ela já viveu muito tempo e não deveria a essa altura da vida receber comandos de alguém mais inexperiente.
Resistência a mudanças: com o passar da idade um idoso acaba se tornando mais teimoso devido a não gostar de coisas novas. Tem sua rotina estabelecida, tem seus horários já determinados e qualquer mudanças gera estresse. Lidar com mudanças é algo que o tira da situação de conforto.
Situação de impotência: outro fator que colabora muito com a teimosia é o fato do idoso sentir que está perdendo o controle da sua vida. Aos poucos sua autonomia vai sendo retirada e isso o deixa com a sensação de perda de poder e o faz se sentir menosprezado. Por mais que essa não seja a intenção, e sim o cuidado com a vida do idoso, ele irá se sentir perdendo a força e isso faz com que ele seja ainda mais teimoso.
São sentimentos como esses que fazem o idoso agir com “teimosia” e acaba acarretando um desgaste no relacionamento familiar muito grande. Por isso daremos algumas dicas para te ajudar a lidar com uma pessoa idosa teimosa. Lembre-se, não é uma afronta, são condições diversas das nossas as quais chamamos pejorativamente de teimosia.
Como lidar com um idoso teimoso?
Aprender a lidar com um idoso teimoso exige um pouco de paciência, mas algumas técnicas podem ajudar a tornar o processo mais simples e assertivo para todos os envolvidos.
Agir conforme sua posição: independente de ser um filho, enfermeiro ou um cuidador de idosos, você tem responsabilidades sobre a vida dele. Por isso deve ser claro em tudo que fizer e evitar que o idoso coloque sua própria vida em risco, o que ocasionaria até mesmo acusações de negligência. Pensando nisso, todo cuidado e assistência à pessoa idosa é primordial para que tudo corra bem.
Ajude, não tente agradar: por muitas vezes fazemos a vontade do idoso por medo que ele se magoe ou mesmo fique triste conosco, mas devemos ter uma postura correta. Se a decisão serve para proteger o idoso e melhorar sua qualidade de vida, não deve se pensar duas vezes. Mesmo que isso não agrade a ele. Converse e explique, este é o melhor caminho.
Tenha sempre autoridade no que está dizendo: é importante se mostrar irredutível e assertivo no que está propondo. Negociar muitas vezes é bom, mas se toda vez que for apresentada uma solução houver negociação, será muito difícil convencer quando precisar de mudanças mais sérias. Seja firme, com amor.
Apresente provas: sempre que se for discutir uma decisão, apresente todas as provas concretas que tem ao seu favor: diagnósticos, laudos, casos semelhantes, etc. Tudo que lhe ajudar a convencer que sua posição é a correta, será válido.
Mostre que está ao lado do idoso: por último, mas não menos importante, mostre sempre que está ao lado da pessoa idosa e quer o bem dela. Muitas vezes ela poderá interpretar sua atuação como a de um vilão, mas que na verdade é um cuidado para que a vida do idoso seja ainda mais sadia e prolongada. Dizer isso a todo o momento pode ajudar no processo.
Com algumas destas atitudes, você perceberá a diferença no dia a dia. Chegar ao final da vida pode ser um baque duro para algumas pessoas e ajudá-las a entender o processo deve ser um papel de familiares e pessoas próximas.