Idoso Pode Prestar Trabalho Voluntário? O Que Fazer? 

Quando a pessoa chega na terceira idade, muitas vezes ela fica reclusa em casa, solitária, sem nenhuma perspectiva para o futuro. Isso pode causar uma série de problemas para a saúde, inclusive depressão, pois o idoso fica se sentindo inútil e excluído da sociedade. Uma alternativa que vem sendo muito procurada por grande parte dos idosos é o trabalho voluntário. Esse tipo de trabalho ajuda a melhorar a autoestima dos idosos, reduz os níveis de estresse e de ansiedade, afasta a solidão e a depressão.

E não é só isso! Além de cuidar da sua saúde física e menta, o idoso ainda ajuda muitas outras pessoas com o seu trabalho. O trabalho voluntário é aquele em que a pessoa se disponibiliza a trabalhar em alguma causa, sem cobrar nada por isso. O trabalho pode ser realizado durante algumas horas por semana, ou a pessoa pode dedicar tempo integral por um certo período. Tudo vai depender da sua disponibilidade e da quantidade de serviço. Pode-se trabalhar em uma ONG ou mesmo por conta própria.

Trabalho voluntário para idosos

O trabalho voluntário é interessante para qualquer pessoa que queira ajudar o próximo e tenha tempo disponível. Para as idosos é uma atividade ainda mais propícia, pois a maioria dos idosos não trabalha em tempo integral e precisam de um novo hobby ou ocupação. São diversos os benefícios do trabalho voluntário para os idosos, como a aprendizagem e desenvolvimento de novas habilidades, melhoria da autoconfiança além de ajudar na interação e ocupação do tempo.

Ademais, o trabalho voluntário ajuda a promover o envelhecimento ativo;, dá ao idoso uma oportunidade de ensinar o que ele sabe a outras pessoas e de conviver com outras pessoas e ter novas amizades. Assim há a melhora significativa na saúde física e mental do idoso, pois ele estará desenvolvendo atividades que dão prazer. O idoso permanece ativo e com mais motivação.

Trabalho voluntário para idosos

Conheça as oportunidades de trabalho voluntário para idosos.

Onde Desenvolver Atividade Voluntária?

Quando o idoso se dispõe a realizar trabalho voluntário, ele se prontifica a aprender novas atividades e a desenvolver mais habilidades também. E são muitos os locais onde ele pode trabalhar. Existem grupos de autoajuda, programas e instituições voltados para a melhoria na educação e também para a terceira idade, hospitais; órgãos governamentais e grupos voltados para a preservação do meio ambiente.

É muito comum que sejam oferecidas oportunidades de trabalhos voluntários em igrejas, em grupos que realizam ações para ajudar pessoas em situação de rua, grupos voltados para a luta contra a violência, programas e instituições que cuidam de portadores de necessidades especiais, no próprio bairro e na comunidade, em grupos que lutam contra a pobreza, associações esportivas e também em programas desenvolvidos pelas empresas.

Para ser um voluntário, basta ter vontade e tempo disponível. É um tipo de trabalho que não gera vínculo empregatício. O idoso não só pode como deve fazer algo do tipo. E ele poderá perceber, em pouco tempo, como a sua qualidade de vida e autoestima melhoraram.

O trabalho voluntário é uma via de mão dupla. Quem ajuda doando o seu tempo, paciência e conhecimento, enquanto também recebe em gratidão, alegria, melhoria do humor, do sono e da saúde como um todo.

No caso dos idosos, eles não gostam de ficar sozinhos. E nem sempre tem gente disponível para lhes fazer companhia. Quando eles se envolvem em um trabalho voluntário, ficam o tempo todo rodeados de pessoas, fazem novas amizades, e criam laços afetivos com muitas pessoas.

Além de terem um sentido a mais para as suas vidas. E isso é ainda mais importante para aquelas pessoas acostumadas a trabalhar a vida inteira. Quando se vêm aposentadas e sem nenhuma ocupação, elas tendem a ficar tristes e depressivas. Chegam a desenvolver uma série de problemas de saúde.

O trabalho voluntário, nesse caso, funciona como uma válvula de escape. Onde eles ajudam e são ajudados ao mesmo tempo. No fim, todo mundo fica feliz e o idoso ainda consegue perceber que ele tem sim muita utilidade e muita coisa para fazer na vida. E coisas que realmente fazem a diferença.

Além de poder integrar em algum grupo, os idosos também pode fazer trabalho voluntário por conta própria. Podem cozinhar e distribuir comida para pessoas em situação de pobreza ou que não possuem casa, costurar, arrecadar alimentos, dentre diversas outras opções. O importante é que ele faça algo com que se sentirá bem. Procure na sua cidade alguma ONG ou então comece você mesmo uma iniciativa de trabalho voluntário.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *