Quais os Melhores Tipos de Dança Para Idosos?

Todos sabemos da importância que a atividade física tem para a nossa saúde. E que ela pode ser muito útil para evitar vários tipos de problemas decorrentes do envelhecimento, como os relativos à movimentação e também à auto-estima. O objetivo principal da atividade física é evitar o surgimento de doenças.

Porém, para muitos idosos que já se encontram com algum problema de saúde, a prática regular de atividade física, sempre que possível, também é importante para ajudar no controle da doença, dos seus sintomas, evitar a sua progressão ou atuar na reabilitação do paciente. Existem diversos tipos de atividades físicas, e a dança é uma delas, que pode beneficiar o idosos. Conheça as principais danças que os idosos podem praticar, como por exemplo, a dança de salão.

A Dança na Terceira Idade

O ideal é que os idosos pratiquem atividades de baixo impacto, como uma caminhada, por exemplo. No entanto, nem todos gostam. E, uma alternativa que vem atraindo a atenção de muitas pessoas da terceira idade é a dança. A dança é uma atividade física que movimenta o corpo de forma maximizada, além de ser muito prazerosa também.

Os idosos podem escolher o tipo de dança que mais acham divertida de praticar, mas em suas escolhas também devem ser levadas em consideração o risco que estas danças oferecem aos idosos. Uma dança com muitos movimentos bruscos pode ocasionar uma queda, e até mesmo a quebra de algum osso. Por isso, saiba quais são as danças mais indicadas para os idosos.

A dança oferece bem estar e também um exercício apropriado aos idosos.

Dança de salão: Esta é uma dança com movimentos mais fluidos, e que pode ser praticada por um casal. Também é muito útil para a coordenação motora e contribui para o equilíbrio, condicionamento físico, memória e também fluxo sanguíneo.

Dança Sênior: Esse tipo de dança foi criada pensando-se exclusivamente nas pessoas da terceira idade. É muito fácil de executar e utiliza o ritmo das canções folclóricas de várias regiões do mundo. Ela não exige muitos esforços dos idosos, pois é uma atividade de baixo impacto. Algumas das coreografias, inclusive, são feitas sentadas, e os participantes movimentam somente os pés e as mãos. É um tipo de dança que estimula o entrosamento e contribui para a memória.

Sapateado: O sapateado é uma dança que pode ser praticada por idosos, caso os sapatos sejam adequados e não se insira na coreografia muitos movimentos com pulos. Ela estimula a atenção dos idosos, ajuda a melhorar os movimentos das articulações, a socialização, a memória, a concentração, o equilíbrio e a coordenação motora.

Dança espanhola: Assim como o sapateado, esse tipo de dança é muito bom para os idosos, pois estimula a atenção, a memória e coordenação motora, que passam a ter muito mais desenvoltura. Porém, também é necessário que o ritmo da dança seja diminuído, e que se utilize o sapato correto para não haver escorregões. Nela, as mulheres usam longas saias coloridas e compridas, e seguram um leque.

Dança do ventre: Até mesmo a dança do ventre entra nessa lista, apesar de ser uma dança estereotipada pela sensualidade. Muitas mulheres da terceira idade adoram, pois ajuda a descobrir alguns movimentos que o corpo pode fazer, até então desconhecidos pela maioria, seja por repressão ou mesmo por falta de oportunidade. Porém, há uma observação sobre a dança do ventre, antes de começar a aprender, é preciso procurar um médico ortopedista para verificar como andam os joelhos e a coluna, se estão em condições de suportar os movimentos exigidos, pois ambos são muito usados nesse tipo de dança.

Zumba: A Zumba é uma dança marcada pela diversidade de ritmos, e coreografias que envolvem também movimentos de exercícios aeróbicos. As músicas da Zumba podem ser sertanejo, pop, funk… o que a turma gostar. Esta é uma opção para que os idosos possam se conectar com mais amigos.

Benefícios da Dança na Terceira Idade

A dança é uma atividade que promove uma série de benefícios para os participantes, especialmente para os idosos. Ela estimula a memória, pois ao decorar os passos das danças, os idosos estão estimulando constantemente a sua memória. E isso é muito importante e fundamental para prevenir ou retardar uma séria de problemas de saúde, como as demências, por exemplo.

Além disso, melhora o condicionamento físico. Para se ter um envelhecimento ativo, é preciso se exercitar constantemente. O sedentarismo também é o causador de uma série de enfermidades em todas as idades. Ao dançar, o idoso trabalha todas as partes do seu corpo e ajuda a mantê-lo saudável, melhorando a coordenação motora, queimando calorias e ajudando até na saúde do coração.

A dança proporciona mais qualidade de vida, pois esta ou qualquer outra atividade física faz com que o cérebro libere os hormônios relacionados ao prazer e ao relaxamento, como a serotonina, a dopamina e a endorfina. Com isso, sintomas de depressão, ansiedade e de estresse são reduzidos ou eliminados, fazendo com que o idoso tenha mais disposição física, muito mais qualidade de vida, mais autoconfiança e até adoeça menos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *