Onde Comprar Uma Cama Hospitalar Para o Idoso? Vale a Pena?
Existem diferentes tipos de camas hospitalares muito importantes no tratamento do idoso, pois facilitam o processo de recuperação. São vários os modelos, que variam conforme a necessidade de cada paciente.
Na hora de escolher a cama hospitalar ideal para o idoso, é preciso observar alguns pontos importantes, como o perfil do paciente, as dimensões da cama e do local onde ela será instalada, a idade, o estado de saúde, o peso e o grau de dependência do idoso e o tempo que ela será usada. Apesar de serem conhecidas como camas hospitalares, elas também podem ser usadas em casa também, quando o paciente precisa. As camas podem ser obtidas em empresas especializadas para tal.
Para Que Serve a Cama Hospitalar? Vale a Pena?
As camas hospitalares, ou camas ortopédicas, ou ainda camas articuladas, são desenvolvidas especialmente para as pessoas doentes, para os idosos, para as pessoas com mobilidade reduzida, e para aquelas que estão em fase de recuperação domiciliar. O principal objetivo da cama hospitalar é oferecer mais conforto e segurança para a pessoa que está usando.
E não é só o idoso ou outro paciente que se beneficia com a cama hospitalar. A equipe médica, enfermagem e o cuidador também têm suas tarefas facilitadas.
Além do mais as camas hospitalares servem para prevenir aspiração de secreção e de líquidos, diminuir a falta de ar, reduzir os edemas e melhorar a circulação nos membros inferiores.
Se desejar, a família pode usar a cama simplesmente para dar mais conforto para o idoso.
Existem alguns modelos que são capazes até de evitar o aparecimento de escaras, que são feridas provocadas em pacientes que ficam sentados ou deitados por longos períodos de tempo, sempre na mesma posição.
Com certeza vale à pena quando o assunto é o conforto, a segurança e o bem-estar de uma pessoa que amamos.
Dicas na Hora de Escolher Uma Cama Hospitalar
Dentre os tipos de camas hospitalares, os mais comuns são: cama articulada manual, cama elétrica com elevação e cama elétrica sem elevação.
Quanto às variações de cada modelo, elas estão relacionadas, basicamente, ao tipo de colchão usado, ao tipo de material usada na estrutura e às dimensões da cama. Algumas camas também possuem rodas e outras não. Outras ainda podem ser fixas ou removíveis.
Há diferenças entre o tipo de articulação do estrado (bi, tri, ou quadripartido para a posição Vascular, Fowler ou Semi-fowler e o tipo de freio.
Tem alguns modelos também que possuem sistema de luz noturna, suportes para hastes de infusão e alarmes de freios.
A grande maioria das camas hospitalares possuem ajustes que servem para adaptar o uso do equipamento de acordo com a necessidade de cada paciente. Além de ajudarem a aumentar o conforto também.
Os principais tipos de ajustes mecânicos e elétricos são ajuste de altura do estrado, de apoio das costas, de cabeceira, de apoio das panturrilhas, de apoio das coxas, de peseira, de altura de grades de proteção laterais, de cabeceira, de inclinação lateral e remoção de barreiras laterais.
Esses ajustes podem variar de um modelo para outro. Alguns, inclusive, podem ser feitos usando controle remoto ou manivela, conforme cada modelo.
Conforme critérios estabelecidos pela ANVISA, as medidas padrão de uma cama hospitalar são 1,90m de comprimento, com 0,90m de largura. Pode ser que haja uma pequena variação conforme o fabricante.
As camas hospitalares são itens fundamentais para o tratamento e recuperação dos pacientes acamados e idosos, pois contribui para a sensação de bem-estar. Muitos modelos, inclusive, são bem parecidos com os móveis da casa.
Na hora de decidir sobre qual modelos escolher, também é importante ouvir a opinião do médico e procurar uma loja que seja especializada no assunto.