Centro Dia do Idoso – Um Espaço Para Convivência dos Idosos 

A população de pessoas idosas tem crescido muito no mundo inteiro. Com isso, surge a necessidade de cuidar mais dessa parcela da população.

A grande maioria dos idosos necessita de serviços mais especializados. Dentre esses serviços, estão aqueles conhecidos como Centros-Dia Para Idosos. Nesse local, além de espaço de lazer e de convivência, há também serviço de reabilitação.

Centro do Idoso

Centros-Dia Para Idosos estão previstos na Lei Nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994, Política Nacional do Idoso, e também na Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, Estatuto do Idoso.

Conforme o CNAS, Conselho Nacional de Assistência Social, esses centros são, na verdade, um Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade, que se destina ao atendimento de idosos com certas limitações para que eles possam receber apoio na administração de medicamentos, cuidados com a higiene pessoal, alimentação, desenvolvimento do convívio familiar, social e grupal e acolhida e escuta qualificada.

Centro-Dia do Idoso

Além disso, recebem orientação sócio familiar, auxilio e apoio à família na função protetiva, articulação com o Sistema de Garantia de Direitos, elaboração de plano de atendimento individual e/ou familiar, promoção de acesso aos direitos assistencialísticos, como é o caso do Benefício de Prestação Continuada, por exemplo, elaboração de relatório e prontuário, diagnóstico socioeconômico, e estudo social, orientação e encaminhamento para a rede de serviços locais, dentre outros serviços.

Abaixo, descreveremos algumas atividades com mais detalhes:

Atividades Socioeducativas Desenvolvidas no Centro Dia do Idoso: oficinas de música, artesanato, pintura, e etc., atividades de estímulo ao convívio e à organização da vida cotidiana, e outras atividades que estimulem a participação de idosos.

Atividades Físicas: essas atividades devem ser realizadas mediante a supervisão de um profissional habilitado para tal, e obedecendo às condições e capacidades de cada idoso. São exemplos de atividades físicas a fisioterapia, o pilates, terapia ocupacional, ginástica, a hidroginástica, e etc.

Atividades socioculturais: essas atividades têm como objetivo o estímulo da criatividade do idoso. Exemplos: bailes, jogos de mesa, dinâmicas em grupo, teatro, sarau, dentre outros.

Equipe de Profissionais do Centro-Dia do Idoso

A equipe de profissionais do Centro-Dia do Idoso é formada por uma equipe multifuncional, onde há profissionais da área da saúde, assistência social, educação, psicologia e gerontologia. Todos eles trabalham com foco no processo de envelhecimento. Toda a equipe trabalha com o intuito de promover mais saúde para os idosos e protegê-los, além de incentivar a socialização dos mesmos.

Em muitos casos, a família não possui preparo suficiente e não tem como dar o suporte que o idoso necessita. E isso pode acarretar diversos problemas para o idoso, como os vários tipos de violência contra idosos, por exemplo. O cuidador também pode se sentir sobrecarregado e acabar não cuidando devidamente do idoso, que será sempre o mais prejudicado na história.

E aí que entra o Centro-Dia do Idoso, que tem como objetivo não somente a proteção, a inclusão e a melhoria da qualidade de vida do mesmo, mas também a ajuda necessária para que o cuidador não fique sobrecarregado de responsabilidades e serviços, e ajuda para que a família aprenda a cuidar do idoso da maneira adequada, evitando negligência.

No Centro-Dia do Idoso, ele é estimulado a ter mais autonomia, participa de atividades que melhorem a sua autoestima, seu convívio social e sua saúde física e mental.

Diante de tudo isso, o idoso passa a ter muito mais qualidade de vida, todos aqueles que são encarregados de cuidar do mesmo, como a família e cuidadores, ficam menos sobrecarregados, e evita-se o surgimento de uma série de doenças decorrentes dos cuidados inadequados e do isolamento.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *