Quais são as Melhores Brincadeiras Para Idosos?
Quem disse que o pessoal da terceira idade não gosta de brincadeira? Eles não só gostam, como se beneficiam muito, pois elas ajudam em uma série de fatores, seja na vida social, quanto no aspecto físico. Os idosos também precisam se divertir, e as brincadeiras ainda ajudam para que eles tenham uma vida mais ativa, e fiquem bem longe do sedentarismo.
Alguns tratamentos médicos até se beneficiam com estas práticas dos idosos. Isso porque algumas doenças, como o Mal de Alzheimer leva o idosos a um estágio mais infantil, e com isso ele desperta interesse por brincadeiras. Mas, estas brincadeiras são muito boas para exercitar a mente, a memória e incentivar o raciocínio. No post de hoje, ensinaremos algumas brincadeiras muito divertidas para os idosos. Confira.
Quais são as brincadeiras para os idosos?
É importante ressaltar que, apesar dos idosos poderem possuir alguma demência e por isso, serem mais infantis, eles ainda são adultos e demonstram isso em diversos aspectos. Então, as brincadeiras e jogos devem ser propícios para que eles exercitem a memória, a coordenação motora, dentre outros aspectos que ficam defasados na terceira idade.
Jogo da memória viva: Essa brincadeira ajuda a exercitar a mente dos idosos, principalmente dos que estão começando a apresentar sintomas de esquecimento. Para começar, vamos precisar de vários objetivos diferentes e de uma sacola escura.
Agora, vamos para a execução: Faça vários grupos de idosos e peça que cada um deles retire um objeto de dentro da sola. Cada idoso deve olhar bem para o objeto, falar o seu nome e colocá-lo sobre a mesa.
Depois que todos colocarem os objetos na mesa, deve-se falar novamente o nome de cada um deles para facilitar a memorização. Coloque os objetos dentro da sacola novamente.
Depois que todos estiverem guardados, peça para que cada idoso escreva em uma folha o nome do maior número possível de objetos que eles conseguirem se lembrar. Em seguida, vá retirando os objetos de dentro da sacola, um a um, e verificando se todos se lembraram dele.
Bexigas sentimentais: Essa brincadeira ajuda os idosos a expressarem os seus sentimentos, se soltarem e terem mais interação. Ela é ideal para grupos e casas de repouso. Para começar a brincadeira, é preciso ter várias bexigas cheias e pincéis.
Peça para que cada idoso escolha a sua bexiga pela cor, usando como critério algum sentimento. Depois, peça que eles expliquem o motivo da escolha.
Depois que todos falarem, peça que eles desenhem um rosto na bexiga, que mostre como eles estão se sentindo naquele momento. Feito isso, cada um deverá explicar o rosto que desenhou e associar com a sua vida naquele momento.
Brincando de massinha: Essa atividade trabalha a mente do idoso, além da coordenação. Eles podem criar inúmeras histórias com as várias cores de massinha. Assim, a cabeça deles é forçada a trabalhar e eles desenvolvem a criatividade. O material necessário são massinhas de cores variadas.
Entregue as massinhas para os idosos. Cada um deles deve contar uma história usando as massinhas coloridas. As histórias podem ser tanto reais quando fictícias.
Ou então, podem apenas fazer formas ou utiliza-las como meio de escape quando enfrentarem alguma situação adversa. As massinhas também podem ser utilizadas para idosos que sofreram AVC e enfrentam problemas de coordenação motora nas mãos.
Construindo vida: Essa atividade estimula o trabalho em grupo, de maneira que todos colaborem e criem algo. O material necessário são folhas de papel de cores variadas e tintas plásticas.
Vamos à execução: Cada um dos idosos deve escolher uma folha de papel na sua cor favorita. Os idosos devem usar as tintas plásticas para representar na folha de papel algo referente ao tema que o grupo escolheu.
Depois de um tempo, informe aos participantes que eles devem passar os seus desenhos para o participante do lado, para que este possa completar o desenho. E os desenhos devem passar por todos os participantes, até que cada um recebe o seu desenho de volta.
Amigo secreto milionário: Essa brincadeira serve para criar afinidade entre os idosos do grupo. Para a realização, são necessários potes com os nomes dos participantes.
Pegue uma sacola ou um pote e coloque os nomes de todos os participantes em pequenos papéis dobrados. Cada um deve retirar um nome, mas não pode contar pra ninguém.
Como a brincadeira é fictícia, cada participante pode presentear o seu amigo secreto com o que quiser, sem limite de valor. Ao final, ele deverá descrever o presente que deu e o que motivou a sua escolha.
Para deixar a brincadeira ainda mais legal, peça que cada um descreva o seu amigo secreto sem falara o nome dele, para que os outros possam adivinhar.
Costura: Muitas mulheres, quando idosas, lembram de sua infância e de quando costuravam. Por isso, a brincadeira de costurar roupas para bonecas é muito benéfica. Além de exercitar a memória, remetendo a algo do passado, também desenvolve as habilidades dos idosos.
Compre pedaços de tecidos, arrume uma máquina de costura ou então apenas agulha e linha. Procure uma boneca bonita para que a idosa goste ainda mais do seu trabalho.