Idoso Pode Beber Vinho?

O vinho é uma das bebidas que consumimos a mais tempo na história e muitas são as especulações acerca dos seus benefícios para a saúde. Porém, uma coisa é certa: ele realmente apresenta benefícios para a saúde, se ingerido com moderação. Mas quais estes benefícios?

Durante a fabricação do vinho, usa-se a uva inteira, com as sementes e tudo. As sementes contêm polifenóis, que ajuda na ação fisiológica da uva. Estudos comprovaram a ação desses polifenóis na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, doenças neurodegenerativas, e etc. O que mais contribui para que esses resultados são as suas propriedades anti-inflamatórias, cardioprotetores, antimicrobiana, neuroprotetores e hepatoprotetores.

A principal característica do vinho estudada é sobre a sua capacidade de prevenir doenças cardiovasculares, pois é um problema que afeta um elevado número de pessoas. De acordo com pesquisas, o vinho tem ação antiplaquetária. Ele ajuda a reduzir os níveis de colesterol e de lipídios, que são componentes capazes de formar placas que causam entupimento das artérias. Uma outra característica do vinho é que ele também atua como um vasodilatador, contribuindo para a diminuição da pressão sanguínea.

Os polifenóis presentes na uva, principalmente os flavonoides, ajudam a controlar o peso, pois aceleram o metabolismo. Outro fator que diminui o risco de infarto. Além do mais, esses componentes também ajudam a prevenir demência e outras doenças neurodegenerativas. A casca da uva apresenta o antioxidante resveratrol, que é muito eficaz no combate aos radicais livres, além de também possuir ação anticancerígena.

Diante dessas informações, podemos concluir que o consumo moderado de vinho tinto realmente traz benefícios para a saúde.

No entanto, se consumido em excesso e por um longo período, pode acarretar o alcoolismo. O que é muito prejudicial para a memória, principalmente de curto prazo. Além de causar danos oxidativos ao cérebro.

O vinho também apresenta silício e cromo em sua composição. Que também são componentes muito importantes na limpeza das paredes das nossas artérias.

Além de contribuir para uma melhoria na qualidade de vida dos idosos, o vinho também promove uma melhor digestão, melhoria no humor e também na qualidade do sono.

vinho idoso

O idoso pode tomar vinho com moderação se seu estado de saúde permitir

Qual a Quantidade Segura de Vinho Para Ingerir Durante o Dia?

Para aproveitar os benefícios do vinho sem prejudicar a saúde, recomenda-se o consumo moderado. A recomendação é a seguinte:

Vinho: algumas pessoas defendem que, ao consumir 1 taça de vinho por dia (cerca de 100 ml), já é possível usufruir de todos os benefícios que ele pode oferecer. No entanto, a recomendação é de 2 taças por dia, junto às refeições.

Suco de uva integral, 100% ou orgânico: a ingestão de suco de uva ideal para garantir os seus benefícios é de 400 ml por dia. As pessoas que usam medicamentos e não podem misturar com o álcool, podem tomar o suco integral.

No caso de pessoas diabéticas, o uso do vinho deve ser feito somente se o problema estiver controlado e somente se o seu médico ou o nutricionista recomendar o uso.

O Vinho Branco ou Vinho Tinto?

Uma dúvida bem comum entre as pessoas é se qualquer vinho possui as mesmas concentrações de nutrientes benéficos para a nossa saúde.

Tanto o vinho branco quanto o vinho tinto possuem qualidades terapêuticas. No entanto, após alguns estudos, concluiu-se que essas melhores funções estão presentes principalmente no vinho tinto. O vinho tinto de qualidade, quando consumido moderadamente, e todos os dias, possui sim mais nutrientes que os demais.

Mas é sempre bom frisar que quem for dirigir não deve beber. Ainda que a quantidade seja pouca. Cada pessoa se comporta de uma maneira após a ingestão de bebida alcoólica.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *