Complemento Alimentar Para Idosos: Quais Escolher e Como Tomar
Os complementos ou suplementos alimentares estão sendo cada vez mais procurados pelas pessoas da terceira idade. Com o aumento da expectativa de vida, os idosos estão cuidando cada vez mais da sua saúde, e buscando por alternativas que lhes proporcionem mais qualidade de vida. O organismo humano tende a perder, de forma natural e com o aumento da idade, as proteínas importantes para a nossa saúde. Por isso, à medida em que a pessoa vai envelhecendo, ela precisa ir repondo os nutrientes perdidos.
Porém, isso nem sempre é possível somente com uma alimentação adequada.É por esse motivo que os idosos devem usar os suplementos alimentares. Eles conseguem repor as quantidades necessárias de nutrientes que o idoso precisa, e contribui para que ele tenha uma vida bem mais saudável.
Complementos alimentares
Geralmente, a partir dos 40 anos de idade, o corpo humano vai perdendo força muscular. A partir dos 60 anos, essa perda aumenta bastante. Isso acarreta uma série de consequências, como perda de força e de resistência, redução de agilidade, perda de equilíbrio, risco maior de queda e de fratura, e muito mais…
A perda de massa muscular é algo que acontece de forma natural. Porém, ao adotar uma rotina com atividades físicas regulares e exercícios de musculação, é possível fortalecer os músculos do corpo, proporcionando mais equilíbrio e sustentação.
A prática regular de atividades físicas, uma alimentação balanceada e o uso de suplementos alimentares contribuem muito para melhorar a qualidade de vida do idoso.
Uso de Suplementos Alimentares Por Idosos Diabéticos
Idosos com diabetes precisam de uma alimentação mais restrita, pois certos alimentos podem aumentar os níveis glicêmicos e acaba fazendo mal. Dessa forma, ao usar suplementos alimentares, eles conseguem suprir as necessidades básicas de nutrientes que o organismo precisa, saciar a fome, dar mais disposição física, controlar o peso e até diminuir a quantidade consumida de insulina.
O Alzheimer é uma doença progressiva e não tem cura. Ela atinge principalmente as pessoas idosas, a partir dos 60 anos de idade. Os suplementos alimentares para as pessoas idosas visam evitar o avanço da doença e reduzir a sua progressão na fase inicial.
Existe um composto chamado Souvenaid que tem se mostrado bem eficiente, promovendo uma boa melhoria na parte cognitiva dos pacientes. Em sua composição estão elementos como vitaminas, ácidos graxos essenciais, monofosfato uridina, ômega-3, antioxidantes, fosfolipídios e vitaminas do complexo B. Quando usados em conjunto, ajudam a prevenir o Alzheimer.
Ainda não tem notícia de nenhum suplemento alimentar que consiga atuar no avanço do câncer. Ainda assim, é sempre bom manter uma alimentação balanceada e, quando necessário, fazer o uso de suplementos alimentares, para que o paciente tenha o mínimo possível de consequências.
Ainda, o Whey Protein pode ser um importante suplemento alimentar para idoso. Ele é feito à base de proteínas retiradas do soro do leite, e conta com níveis elevados de aminoácidos essenciais. Mas é preciso de prescrição médica para consumi-lo.
O Whey Protein contribui para a manutenção das articulações e da massa muscular, pois fornece aminoácidos que ajudam a reconstruir as fibras musculares. Além de preservar as fibras que já existem.
Além do Whey Protein, existem outros suplementos alimentares muito indicados para os idosos, como o Osteo Bi-Flex, por exemplo.
Ao chegar na terceira idade, é importante manter uma boa alimentação, exercício físicos e complementos alimentares para ter uma vida equilibrada, com mais autonomia e saúde.
Como Usar os Suplementos
Cada pessoa tem uma necessidade específica de nutrientes. Por isso, é importante seguir a recomendação médica, que definirá a quantidade de gordura, de proteína e de carboidratos.