Sonda Vesical de Alívio: O que é e como funciona?

Os idosos estão mais susceptíveis a algumas doenças e por isso precisam de mais cuidados, assim como as crianças. E mesmo com todos os cuidados necessários, pode acontecer a necessidade de alguma cirurgia para o tratamento de alguma doença.

Depois de uma cirurgia, é bastante comum que o paciente tenha dificuldade de urinar. Apesar de sentir vontade, não consegue soltar o xixi. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer idade. Porém, com os idosos, esse problema pode ocorrer mesmo sem haver uma cirurgia, que é a retenção urinária.

Para resolver esse problema, é usado o procedimento da sonda vesical de alívio.

O que é e como funciona?

A sonda vesical de alívio é um procedimento invasivo que consiste em introduzir um cateter estéril através da uretra até a bexiga. Assim que esse cateter chega à bexiga, a urina é eliminada, causando alívio ao paciente. Feito o procedimento, o cateter é retirado e descartado.

Esse é um procedimento de alívio imediato, somente em casos de retenção urinária temporária. Quando há a necessidade de uma sonda permanente, é colocada a sonda vesical de demora, que permanece no paciente durante o tempo necessário, prescrito pelo enfermeiro.

O procedimento é bastante eficiente, mas é um pouco incômodo e pode causar micro lesões no canal urinário, podendo ocorrer ardência na hora que a urina voltar a sair naturalmente.

Por isso, a sonda vesical de alívio deve ser usada somente em último caso. Antes de usá-la, deve-se estimular o idoso a urinar sem a necessidade de um procedimento tão invasivo.

Como evitar o uso da sonda?

Incentive a ida ao banheiro

Abrir uma torneira ou deixar que um fio de água caia de um copo para outro, persistentemente, pode incentivar psicologicamente, evitando o uso da sonda.

Em pacientes acamados, ou que estejam em situação penosa, sentindo muita dor, ofereça o recipiente sanitário adequado para facilitar a eliminação da urina sem precisar ir ao banheiro (papagaio ou marreco, no caso masculino e comadre, no caso feminino).

Colocar uma toalha morna ou uma bolsa de água quente no ventre, logo abaixo do umbigo, também pode ajudar na eliminação da urina. Isso causa relaxamento muscular e alivia a tensão, estimulando a circulação local.

Suspenda um pouco a cabeça do idoso na cama, usando travesseiros, e dobre os joelhos, assim fará uma pequena compressão na bexiga, o que pode ajudar na eliminação natural da urina, dispensando o uso da sonda.

Cuidados Pós Sondagem Vesical de Alívio

Após realizar o procedimento, é preciso ter alguns cuidados simples, como manter a região íntima sempre limpa e seca, para evitar infecções. Verifique também se não há vermelhidão no local e se o paciente não apresentou febre, dor ou secreções.

Pacientes que tenham casos frequentes de infecção urinária devem avisar ao enfermeiro que fará o procedimento, pois em alguns casos é preciso tomar medidas preventivas a eventuais processos infecciosos decorrentes do procedimento.

Atenção! A sondagem vesical de alívio é um procedimento invasivo que só deve ser prescrito e realizado por médicos ou enfermeiros. Jamais faça esse procedimento em casa, se você não é um profissional da saúde.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *