Sinais e Sintomas do Alzheimer

Muitos idosos se preocupam com a Doença de Alzheimer. Essa preocupação é positiva, porque qualquer perda de memória pode indicar os primeiros estágios da doença, mas isso não quer dizer que você deve ficar ansioso lendo sobre o assunto na internet em vez de procurar um médico.

Quando surgem os primeiros sinais do Alzheimer, é importante que um especialista seja ouvido, para que ele possa avaliar o quadro clínico e chegar a um diagnóstico adequado. Dito de outro modo, a apresentação dos sintomas que faremos neste texto não substitui, em nenhuma hipótese, uma consulta médica nem serve para realização de um diagnóstico correto.

Os sintomas do Alzheimer

Como o Alzheimer é uma doença que afeta nossa capacidade cognitiva, os primeiros sinais são de confusão. A perda de memória é um dos principais sintomas, ainda que possa ocorrer simplesmente por causa do avanço da idade. Por isso, o mais importante é ouvir a opinião de um especialista. Um bom ponto de partida é observar dificuldades que surgem com a terceira idade. Se você nunca teve problemas para fazer uma conta de matemática no dia a dia e de repente passa a ter dificuldade de calcular o troco, esse pode ser um indício do Alzheimer. No entanto, somente um médico poderá fazer todos os testes e exames para diagnosticas a doença.

Alzheimer

Alzheimer

Sinais de alerta

Para que você saiba quando é hora de procurar um especialista, listamos os principais sinais de alerta:

Perda de memória

É normal esquecer o nome de alguém ou de uma rua e depois lembrar, mas episódios frequentes de esquecimento podem indicar o Alzheimer. Esquecer eventos importantes, fazer a mesma pergunta mais de uma vez ou recorrer a lembretes são bons sinais para procurar um médico.

Dificuldade com tarefas diárias

A realização de atividades simples pode se tornar mais difícil para quem sofre com o Alzheimer. A preparação de uma receita conhecida ou o simples controle sobre as contas da casa costumam se transformar em tarefas complicadas, gastando mais tempo para serem resolvidas.

Desorientação temporal e espacial

Outro alerta são os sinais de desorientação especial e temporal, ou seja, a dificuldade momentânea de reconhecer um lugar ou reconhecer a data. É normal se questionar “que dia é hoje?” e depois lembrar. Mas se a perda de orientação for frequente, vale a pena ir até o especialista.

Problemas na percepção de imagens

Esse é um sinal importante, muitas vezes ignorado pelas pessoas comuns. Pacientes com Alzheimer podem apresentar dificuldade para perceber imagens. Isso costuma ocasionar em dificuldade de leitura, problemas no reconhecimento de cores e até mesmo confusão diante do espelho.

Alterações de humor

As variações de humor são normais na terceira idade, mas devem ser observadas com atenção quando se tornam muito comuns. Se a pessoa se torna apática, deprimida, ansiosa e confusa, isso pode indicar que o Alzheimer vem se desenvolvendo.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *