Como identificar os primeiros sinais do Alzheimer?

Você sabe quais são os sinais do Alzheimer? Esquecimentos fazem parte da vida, mas alguns tipos de lapso de memória podem ser indicativos de que algo mais sério está acontecendo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela YouCov, no Reino Unido, existe muita confusão com relação aos sintoma do Alzheimer e outras doenças semelhantes. O estudo, que ouviu a opinião de 4 mil pessoas, concluiu que 39% acha que se esquecer porque entrou num lugar é um dos sinais de demência. Na verdade, esse esquecimento é normal e pode acontecer com qualquer pessoa. Simplesmente entrar na sala e não lembrar o motivo é bem menos grave do que não conseguir reconhecer o cômodo, por exemplo.

Os sinais do Alzheimer e outros tipos de demência devem ser observados com atenção pelos familiares para que a doença possa ser diagnosticada mais cedo. Veja alguns dos principais sintomas que merecem mais cuidado:

Repetições na Fala

Esquecer o nome das pessoas pode ser um sintoma de demência, mas algo mais sério que pode chamar a atenção. Quando a pessoa começa a repetir a mesma várias vezes enquanto fala, esse é sinal importante. Outros indícios são gaguejar ou errar a pronúncia de palavras.

Saiba como identificar o surgimento do Alzheimer em idosos

Saiba como identificar o surgimento do Alzheimer em idosos

Mudanças de Humor

Muita gente pensa que a tristeza é comum na terceira idade, mas esse é um sintoma relevante que deve ser observado. Se a pessoa começa a ter oscilações de humor frequentes, talvez seja hora de procurar um médico. Essas variações no humor podem indicar algum tipo de demência.

Esquecimento

O esquecimento é um dos sintomas mais lembrados e tem sim relevância no diagnóstico. Quando a pessoa confunde com frequência os dias da semana, esquece onde guardou as coisas, não reconhece lugares onde sempre vai, isso pode ser um sinal do Alzheimer.

Teste Rápido

Se você é próximo de um idoso que apresenta alguns dos sinais mencionados, vale a pena procurar um médico. As perguntas abaixo ajudam a identificar os primeiros sinais da demência. Caso essas situações ocorram, a ajuda médica é a melhor opção:

  • Não consegue se lembrar de eventos recentes, mas recorda com facilidade coisas que aconteceram há vários anos;
  • Não consegue acompanhar conversas, filmes e programas de televisão;
  • Esquece o nome de objetos usados com frequência ou de pessoas próximas;
  • Tem dificuldade para lembrar histórias que acabou de escutar;
  • Se perde no que está dizendo;
  • Não consegue articular os pensamentos;
  • Sofre com ansiedade, depressão ou episódios de raiva;
  • Sensação de confusão em ambientes reconhecidos;
  • Se perde em lugares onde sempre vai ou esquece caminhos;
  • Observa que outras pessoas comentam a perda de memória.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *