O que é geriatria? Quando procurar o geriatra?

Um médico para cuidar do diabetes, outro para tratar a hipertensão e, quem sabe, mais um para as dores reumáticas. Com o passar dos anos, se torna comum a procura por diferentes especialistas, já que os problemas de saúde começam a aparecer. Mas será que existe um profissional capaz de cuidar do corpo todo?

O que é a Geriatria?

O geriatra pode ser este profissional. Ele é, ao mesmo tempo, um médico especialista e um generalista. Isso significa que ele tem um entendimento maior sobre as mais diferentes funções do organismo, assim como um clínico general. Porém, em sua formação, o  geriatra se especializa em uma área específica da medicina: o estudo do processo de envelhecimento.

Dessa forma, um geriatra pode acompanhar diferentes problemas que acometem o nosso corpo. Seu foco está nos processos comuns a todas as pessoas no decorrer dos anos. O organismo vai envelhecendo e, por isso, precisa de cuidados especiais. É justamente aí que entra o geriatra.

O geriatra é um médico especializado no envelhecimento, mas que conhece o corpo de forma mais abrangente.

O geriatra é um médico especializado no envelhecimento, mas que conhece o corpo de forma mais abrangente.

Quando procurar o Geriatra?

Se engana quem pensa que este médico só cuida de “gente velha”. Os idosos são sim os principais pacientes do geriatra, mas o que se percebe hoje é que muitos problemas de saúde poderiam ser melhor tratados se fossem acompanhados por um médico desde cedo.

O conceito de idoso é cada vez mais amplo. Em termos gerais, a idade para que uma pessoa seja considerada como idosa é de 65 anos, mas existem também fatores biológicos, ligados ao funcionamento do nosso organismo, que interferem nessa condição. Quando o organismo não está mais em pleno funcionamento, os cuidados geriátricos se tornam essenciais.

Mas não são só os idosos que podem procurar um geriatra. Como envelhecer bem é algo esperado por quase todas as pessoas, este profissional poderá ajudar quem que prevenir problemas para uma futuro melhor, independente da idade.

Por que ir ao Geriatra?

O geriatra é um profissional médico que tem uma visão holística do corpo humano. Isso significa que, diferentemente do especialista, ele poderá compreender os problemas de forma mais ampla. As especialidades são muito importantes, mas ainda somos carentes de médicos que acompanhem o paciente em todas as suas condições.

Os antigos médicos de família, que conheciam bem cada um de seus pacientes ainda são lembrados de modo saudoso. O geriatra pode ocupar essa função, analisando o caso de modo abrangente e relacional para, depois, encaminhar o paciente para um ou mais especialistas.

Se você já tem mais de 65 anos ou possui doenças crônicas que aparecem com a idade, vale a pena procurar um geriatra. Converse com ele sobre suas dores, sensações e expectativas. Um bom profissional certamente te ajudará a encarar os desafios da vida madura da melhor maneira possível e, claro, com mais qualidade.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *