Os Primeiros Socorros com os idosos

Na terceira idade é mais comum os idosos sofrerem algum tipo de queda devida saúde já um pouco debilitada ou pelo próprio corpo que responde mais lentamente a movimentos simples. Por isso, se faz necessário que algum familiar e até mesmo qualquer pessoa tenha os conhecimentos necessários em relação aos primeiros socorros para os idosos. É importante também até os próprios idosos terem esse conhecimento, em caso de uma eventualidade isso ocorrer e eles estiverem sozinhos.

Os acidentes mais comuns de acontecer no ambiente em que o idoso mora são os seguintes: queimadura, queda, engasgamento, machucar o olho e até sentir dores no peito. São acidentes que acontecem e neste caso quando ocorre uma ação correta por meio de primeiros socorros é possível prevenir outro mal estar.

Como proceder nestes casos?

É preciso muita agilidade e calma para que o pânico e o medo lhe impeçam de agir da melhor forma. Em se tratando de queimaduras é comum escutar histórias de que colocar pasta de dente sobre o ferimento vai ajudar. Mas não. Isso não pode ser feito. Se ocorrer um acidente de queimadura, primeiro deve-se lavar a parte que foi machucada com água corrente e somente depois é possível higienizar a região com gaze embebida em soro fisiológico.

Em caso de queda o recomendado é não mexer na vítima. Recomenda-se manter imobilizada e ligar imediatamente para a emergência. Se a queda for mais simples, pode-se utilizar um saco de gelo pode diminuir o inchaço. Se o idoso bater a cabeça é recomendável procurar um médico para ele verificar se realmente está tudo bem. Por vezes é necessário fazer exames. Muitas quedas também estão relacionadas com os medicamentos que os idosos tomam e que ocasionam tonturas. Por isso, é importante observar.

Image of senior man suffering from dizziness

É importante ter conhecimentos de primeiros socorros

Se o idoso machucar o olho com algum objeto estranho, peça a ela para que não fique mexendo nesta região, e aplique algumas gotas de soro fisiológico. Mas pra isso é importante que ele fique com os olhos fechados. Dependendo do caso, leve-o imediatamente para o médico.

Se ocorrer engasgamento você deverá agir rapidamente. Como? Abrace a vítima por trás e posicione as mãos sobre a boca do estômago, comprimindo uma com a outra, fazendo movimentos repetitivos. Logo depois leve ao médico. As dores no peito são bem comuns em idosos e podem até mostrar algum problema de saúde. Por isso, leve-o para o médico para ele conferir se está tudo bem.

É importante você ter um kit de primeiros socorros em casa. Deixe guardado em um lugar que todos da família saibam. O kit de socorros precisa conter os seguintes itens: soro fisiológico, iodo, gaze, algodão, tesoura, termômetro, curativos adesivos, ataduras, luvas descartáveis e fita adesiva. Pode também ter remédios para dor em caso de

Idosos: mais vulneráveis a acidentes

Com o passar da idade, os idosos vão ficando mais vulneráveis a acidentes. A própria capacidade motora já não é a mais a mesma. Uma simples caminhada pode trazer perigo para um idoso dependendo de sua saúde. Por isso, é sempre aconselhável ter alguém junto com o idoso, seja um familiar ou até mesmo um cuidador.

Pois não são necessárias habilidades especiais além do conhecimento de primeiros socorros para quem cuida de idosos, claro, tudo depende do caso. Os familiares que moram com um idoso também precisam adaptar a sua casa para trazer conforto e segurança ao idoso. Os banheiros devem ter suporte para o idoso se segurar e o piso também não deve ser muito escorregadio. São pequenos detalhes que fazem a diferença e pode evitar acidentes graves com sérios danos para a saúde do idoso.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *