Onde encontrar uma boa clínica geriátrica

Uma das certezas que temos é que um dia todos morrem. E quem chega à terceira idade quer viver esta fase com tranquilidade. Nem sempre pensamos em como vai ser, mas quando chega a hora de encontrar uma boa clínica geriátrica, surgem muitas dúvidas.

A clínica geriátrica precisa oferecer ao seu paciente a segurança e o conforto necessário para a sua estadia ou recuperação. Ao conhecer este espaço, certifique-se como é a infraestrutura do local, como é a equipe de profissionais que atua na clínica, quais as atividades que são realizadas e procure conversar com outros familiares sobre o que eles têm a dizer em relação a este espaço.

Como funciona uma clínica geriátrica?

Uma clínica geriátrica vai oferecer ao paciente uma estrutura que ajude em sua recuperação. Os trabalhos oferecidos são diferenciados de acordo com a clínica. Ele vai contar com uma equipe de profissionais desde médico, enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta entre outros que vão ajudar na saúde do paciente.

A equipe de profissionais varia bastante. Outro ponto que deve ser observado é em relação à alimentação dos pacientes. Existem também serviços especializados? E quais as atividades realizadas pelos pacientes no decorrer do dia? Eles fazem artesanato, pintura, jogam cartas? Qual o limite de liberdade do paciente dentro do espaço?

download

Escolher a clínica geriátrica para o idoso requer tempo

Serviços oferecidos por uma clínica geriátrica

Os serviços ofertados por uma clínica geriátrica podem variar muito. Desde os serviços básicos até os complementares como: jardim, bosque, sala de cinema, cabeleireiro, suítes individuais ou coletivas, salão de festas, sala de leitura entre outros.

Claro que dependendo dos serviços ofertados o valor pago para uma clínica geriátrica pode subir. Em média custam de 3 a 8 mil, variando de acordo com a região. Por isso, é bom fazer uma pesquisa para conhecer o espaço. Desta forma, proporcionar o bem estar físico e psíquico para a pessoa da terceira idade ou idoso deve ser o foco de qualquer clínica geriátrica.

Clínicas geriátricas: ambiente profissional, humanizado e acolhedor

Algumas famílias acreditam que os custos cobrados por uma clínica geriátrica podem se tornar caro no decorrer do período. Mas tudo precisa ser colocado na ponta do lápis, principalmente se o paciente tiver uma saúde mais debilitada e grave é preciso pensar.

A casa vai conseguir oferecer todos os serviços relacionados a equipamentos médicos, cuidado integral, adaptação do ambiente da casa e pagar profissionais da área da saúde? Tudo vai sair bem mais caro, caso a família decida internar o paciente em uma clínica geriátrica onde serão oferecidos aos idosos todos os serviços.

Ao escolher uma boa clínica geriátrica, os familiares podem ficar tranquilos por terem optado por um ambiente profissional, humanizado e acolhedor. Vale lembrar como o paciente age de forma distinta quando um profissional lhe cuida ou lhe assegura os medicamentos, em relação a um familiar. É claro que ele dá mais valor para o profissional e dessa forma, a sua saúde estará mais segura.

Adaptação x presença periódica da família

No início a adaptação é sempre um desafio assim como para qualquer ser humano. Agora imagine para uma pessoa de idade, doente, é mais difícil ainda. Neste sentido o apoio da família é imprescindível. As visitas até podem ser feitas regularmente, mas converse com a equipe de profissionais no que acreditam que será melhor para o paciente.

Colocar algum familiar seu numa clínica geriátrica é uma demonstração de preocupação e amor. Antes de escolher uma clínica, faça visitas há vários espaços, converse com muitas pessoas e até pacientes internados. Só assim você terá a certeza que fez a escolha por um bom local para que o seu familiar se recupere bem.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *