Como não se esquecer de dar/tomar os medicamentos na hora certa?

Os médicos e demais profissionais da área de saúde são bastante enfáticos em relação ao horário em que os medicamentos devem ser tomados. Dependendo da medicação, o efeito pode ser bastante prejudicado pelo mau uso, ou seja, quando o paciente esquece de tomar ou toma o remédio atrasado.

No caso dos idosos, o cuidado precisa ser redobrado. Primeiramente, eles têm a saúde mais frágil e, por isso, devem seguir à risca as orientações do médico. Além disso, o número maior de remédios e os esquecimentos que costumam chegar com a idade elevam o risco de confusão.

Conforme as condições de saúde apresentadas pelo idoso, o ideal é que ele não seja responsável pela própria medicação. Um parente ou o cuidador deve controlar rigorosamente quando e como cada medicamento precisa ser tomado para que não ocorram problemas.

Algumas dicas podem ajudar nesse controle:

Tenha Tudo Anotado

Com a receita em mãos, anote os horários, as quantidades e quais medicamentos devem ser tomados todos os dias. Com essas informações, fica mais fácil organizar um quadro ou tabela com tudo que o responsável precisa saber sobre a medicação. Essas anotações devem ser guardadas em um local visível, para que sirvam também como um lembrete. Para facilitar, os remédios precisam estar organizados e próximos às instruções de uso.

Aplicativo Hora do Medicamento

Aplicativo Hora do Medicamento

Use Organizadores de Pílulas

Os organizadores de pílulas podem facilitar bastante o controle sobre a medicação. Com as informações sobre o uso de cada medicamento em mãos, basta colocar as diferentes pílulas que serão tomadas no decorrer do dia em um mesmo compartimento. Se elas não forem consumidas no mesmo horário, é melhor ter mais de um organizador.

Despertadores e Lembretes

Pessoas mais tecnológicas podem recorrer aos aparelhos tecnológicos para lembrar da medicação. Os despertadores funcionam como um recurso simples de lembrete, principalmente se puderem vir acompanhados de uma mensagem. Os smartphones também contam com opções de agendamento e lembrete para períodos longos. Assim, os avisos sonoros vão te ajudar a lembrar.

Aplicativo Para Lembrar do Remédio

Existem ainda aplicativos especiais para ajudar a lembrar de remédios. Eles podem ser usados pelo paciente ou por quem fica responsável pela medicação. Uma das opções é o app Hora do Medicamento, que pode ser baixado na loja do seu celular. Ele permite vários registros de medicação com informação de horário. Sempre que for hora de tomar o medicamento, você será alertado.

Outras dicas:

  • Mantenha os remédios em locais visíveis;
  • Associe o uso da medicação a atividades do seu cotidiano, como tomar café, escovar os dentes ou ir dormir;
  • Procure ter remédios “reserva” em outros locais, como o ambiente de trabalho;
  • Se tiver problemas para se lembrar, peça a ajuda de alguém.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *