O que é home care?

Home care é um termo de origem inglesa, onde “home” quer dizer lar e “care” significa cuidado, ou seja, o termo significa cuidado em casa.

No nosso país, é utilizado para identificar uma empresa que presta diversos serviços de cuidados em casa, como internamento domiciliar de saúde, atendimento domiciliar de saúde, assistência domiciliar de saúde, dentre outros. Esse tipo de serviço pode ser usado por pacientes de qualquer idade, desde que com a devida recomendação médica, mas são os idosos os principais pacientes de home care.

É muito comum que as pessoas confundam home care com o serviço de cuidador. Porém, existem diferenças. Os cuidadores fazem o papel da família de um idoso, dando banho, ajudando a se vestir, dando remédios na hora certa, ajudando na alimentação e fazendo companhia. Já o serviço de home care tem mais a ver com os cuidados médicos. Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que prestam serviço de home care aplicam injeções, tratam ferimentos, dentre outras necessidades médicas do paciente.

É um tipo de serviço bastante antigo, desde quando os hospitais não tinham estrutura para receber os pacientes, e os médicos e enfermeiros iam às residências para prestar os cuidados necessários aos seus pacientes.

Observe também que, por esta distinção, faz-se importante não confundir os dois serviços, pois um profissional que presta serviços de home care não está apto para auxiliar o idoso nas suas tarefas diárias. Para isso, é necessária a contratação de um cuidador de idosos. E vice versa.

Os cuidados em casa podem ser vantajosos na recuperação dos idosos

Internamento Domiciliar

No caso de internamento domiciliar, é preciso montar toda uma estrutura na residência do doente para que ele receba todos os cuidados necessários como se estivesse em um hospital. Os profissionais de home care podem ficar no local 24 horas por dia, quando for necessário, ou em períodos determinados pelo médico.

Para que o paciente possa ficar em internação domiciliar, é preciso que o seu quadro de saúde esteja estável.

Atendimento Domiciliar

No atendimento ambulatorial domiciliar, os enfermeiros fazem visitas rotineiras ao paciente em sua residência, com a mesma frequência que fazem no hospital. Nesse caso, não há a necessidade de uma estrutura para a internação do paciente. Esse tipo de cuidado é usado quando os cuidados não são muito intensos.

Vantagens do Tratamento Home Care

Um paciente tratado em casa, em seu ambiente habitual e mais próximo da família, muitas vezes tende a se recuperar mais rápido. Os cuidados são mais pessoais, já que os profissionais estão ali na residência para cuidar de apenas um paciente, e não de vários, como acontece nos hospitais.

Para pacientes em estado terminal, ficar em casa, em ambiente aconchegante e com o apoio da família pode ser melhor do que terminar a vida no hospital, um local que não tem o mesmo aconchego que uma casa tem.

Mas é importante ressaltar que somente um médico poderá determinar se há a possibilidade de tratamento home care, pois a família precisa estar ciente de que no caso de uma emergência, o atendimento será mais rápido se o paciente já estiver no hospital.

Também é preciso lembrar que este tipo de serviço não está incluso na maioria dos planos de saúde, então o serviço deve ser pago por fora, e não costuma ser muito barato. Portanto, é preciso analisar também as condições financeiras da família.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *