Como Tratar Escaras (Úlceras) em Idosos

Os idosos precisam muito da nossa atenção e de muitos cuidados, principalmente quando ficam doentes ou acamados e as úlceras de pressão, também chamadas de escaras de decúbito, são problemas recorrentes em idosos que não saem mais da cama. Esse problema também pode aparecer em pessoas que usam cadeiras de rodas, mesmo que ainda não sejam idosas pois a situação é a mesma.

Estas são feridas causadas pela pressão dos ossos nos músculos e pele, por ficar muito tempo na mesma posição. A doença possui vários estágios e pode ser evitada. Veja quais são esses estágios e como evitar que as feridas apareçam neste artigo: Quais os Graus de Escaras de Decúbito e como Prevenir.

E o Tratamento?

Infelizmente, mesmo com todos os cuidados que vimos para evitar as escaras, elas podem aparecer e se tornarem graves se não forem tratadas. Por isso, hoje falaremos sobre o tratamento para esta doença, caso não consiga evitá-la.

Primeiramente, é preciso ficar atento ao corpo do idoso, principalmente se ele não estiver lúcido para falar se está sentindo dor. Porque as úlceras são doloridas, se o idoso não consegue se mexer, mas consegue sentir dores e falar o que sente, fica mais fácil, pois ele mesmo vai reclamar de dores. Mas se ele já não está ciente e sensível à dor ou não consegue falar, o seu cuidador é quem precisa ficar atento ao seu corpo, verificando diariamente se há feridas na pele. As escaras aparecem geralmente atrás da cabeça, nas costas, na articulação do quadril, no cóccix, nas nádegas, cotovelos e calcanhares.

Se notar alguma mancha vermelha na pele, ou já o início de formação de uma ferida, mude o idoso de posição. O local precisa ficar livre de pressão para que ocorra a cicatrização.

Para acelerar a cicatrização, alguns produtos naturais podem ser bastante eficazes, além de uma boa limpeza no local. A higiene deve ser feita cuidadosamente, para que não ocorra inflamação no local das úlceras. Use água salina para fazer a limpeza.

Mude sempre a posição do idosos na cama para evitar as escaras

Tratamento Natural para Úlceras em Idosos

Alguns produtos naturais podem ser usados para acelerar a cicatrização das feridas. A cúrcuma é um desses produtos. Além de acelerar a cicatrização, ela é anti-inflamatória, anti-séptica e antioxidante. Basta polvilhar sobre a úlcera e cobrir a área usando um curativo limpo. Troque o curativo 3 vezes ao dia, limpando o local e polvilhando mais cúrcuma.

O mel também pode ser usado para aliviar a dor causada pelas úlceras. Basta aplicar uma camada fina no local e deixar agir por alguns minutos.

Outro produto natural bastante eficaz é a aloe vera, também conhecida como babosa. De suas folhas, pode ser retirado um gel que tem propriedades calmantes e também controla a infecção. Passe esse gel sobre o local afetado e deixe secar naturalmente. Depois limpe com um pano úmido. Faça isso 3 vezes ao dia.

Para manter a pele bem hidratada e forte, curando as escaras, use o óleo de coco. Ele é rico em ácidos graxos de cadeia média. Aqueça bem pouco o óleo e aplique em uma temperatura morna sobre as úlceras. Não faça força durante a aplicação. Esfregue cuidadosamente. Se não tiver óleo de coco, pode usar azeite, óleo de mostarda ou qualquer outro óleo de massagem.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *