Asilo, Abrigo, Lar de idosos, Casa de repouso, Clínica geriátrica: é a mesma coisa?

A maioria das pessoas tem dúvidas sobre a diferença de um asilo para um abrigo, por exemplo. Além das dúvidas, alguns familiares também não sabem qual a melhor opção para o seu familiar. Mas esta questão vai sempre depender do estado de saúde do familiar.

Em casos graves quando é necessário um espaço que ofereça ao paciente todo o cuidado necessário, escolher uma clínica geriátrica vai ser uma boa decisão. Nesta hora entram em questão também os valores que não costumam ser baratos, aí é preciso conversar com todos os familiares para decidir o que acham melhor.

Diferenciando cada espaço

Se você perguntar ao idoso o que ele quer a maioria vai dizer que pretende ficar em casa. É claro que a casa é o lar de qualquer pessoa, mas nem sempre isso é possível, pois dependendo do estado de saúde do idoso, ele vai precisar de cuidados que somente um espaço profissional pode lhe oferecer.

Foi-se o tempo em que deixar alguém em um espaço para morar seja asilo ou casa de repouso é sinônimo de abandono. Hoje, a maioria das famílias é pequena, todos trabalham fora e não há ninguém que fique em casa para cuidar do isso. Ainda mais se o idoso tem problemas de saúde ou doenças como Alzheimer é praticamente impossível, sendo necessário neste sentido recorrer a espaços para hospedar o paciente.

E esta atitude das pessoas em relação a abandono precisa ser revista. Claro que existem espaços sucateados que não se preocupam como deveriam com o idoso, cabe à família procurar um bom espaço. Abaixo você vai conseguir identificar as diferenças de cada lugar:

idosos

Saiba qual a melhor opção para seu familiar ficar

Asilo: a palavra asilo na maioria das vezes remete aquele espaço velho e mal cuidado aonde as famílias deixavam um idoso com quem não queriam mais a convivência. Mas isso não é bem assim. Existem bons asilos como também não tão bons. Muitos asilos são municipais, alguns gratuitos, outros pedem uma contribuição mensal (próprio salário do idoso), e nestes casos podem não ter todas as melhores condições para o idoso. Mas para quem não tem condições financeiras de pagar outro espaço, acaba optando pelo asilo.

Abrigo: os abrigos costumam oferecer boa estrutura, com profissionais e equipamentos. Também é necessário o pagamento para o idoso ficar neste espaço.

Lar de idosos: o lar dos idosos é semelhante a uma casa de repouso. É necessário o pagamento de um custo mensal fixo e na maioria destes espaços são oferecidos bons serviços.

Casa de repouso: muitas casas de repouso oferecem serviços semelhantes ao da casa do paciente. Na casa de repouso, o paciente tem a sua disposição bons serviços e profissionais que vão lhe ajudar em sua estadia.

Clínica geriátrica: este espaço costuma ofertar ao seu paciente um serviço completo, desde internação a UTI e neste caso, o preço mensal pode ser bem maior que se comparado aos outros espaços.

Qual a melhor escolha para o seu familiar

Escolher em qual espaço nem sempre é uma decisão fácil. Isso vai depender da saúde do paciente e de como é o sua capacidade funcional. Nem todas as cidades contam com todos estes espaços, a maioria tem apenas asilo. E quando os familiares procuram um serviço mais integrado e completo precisam até levar o paciente para outra cidade.

Para esta escolha o melhor é observar a saúde do idoso. Ele necessita de cuidados intensos? Se sim, a clínica geriátrica será uma boa opção, mas é preciso pensar nos custos que este espaço tem, ai é necessário um planejamento familiar.

Por vezes, uma casa de repouso é uma boa opção que oferta bons serviços e se tiver na sua cidade, é melhor ainda. Estado de saúde, capacidade funcional precisam ser levados em conta na hora da decisão.

Relacionados

Comentários
  1. LUCIANA PRADO
    • admincer
  2. Patrícia
    • admincer

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *