Como organizar a vida financeira para uma casa de repouso

A terceira idade para quem é jovem costuma estar bem distante. Parece uma fase que vai demorar pra chegar. Mas por incrível que pareça, ela chega para todos, e que bom não é mesmo? A grande maioria das pessoas espera nesta fase bem de saúde e com uma boa condição financeira.

Por mais que a saúde é o bem mais desejado para um idoso, a condição financeira não deixa de ser menos importante. Afinal, como conseguir aproveitar a terceira idade sem estar numa situação financeira confortável? É bem mais difícil não concorda? Isso só parece ser possível quando há uma boa administração financeira durante toda a vida. Até porque pessoas que tem dificuldades financeiras estão mais propensas a desenvolver uma depressão na terceira idade.

Mas porque o planejamento financeiro se torna tão importante? Não podemos ignorar este assunto e acreditar que a terceira idade será um mar de rosas, o que muitas vezes não é. Pessoas que estão acostumadas a trabalhar e ganhar um determinado salário durante um período da vida se deparam na fase da aposentadoria com a baixa do rendimento mensal. E elas que antes estavam acostumadas a ter um modo de vida, precisam se adaptar totalmente. O que ocorre é que muitos idosos acaba se endividando como já mostrou a pesquisa do SPC .

idososfinancas

O planejamento financeiro é importante

Formas de investir o dinheiro

O planejamento precisa ser feito antes mesmo do idoso se aposentar. Há diversas formas de se organizar um planejamento financeiro para ficar em uma casa de repouso quando esta hora chegar. E mesmo que o idoso não fique em uma casa de repouso, mas viver com mais tranquilidade. Existem algumas formas de fazer um planejamento, vamos explicar algumas delas:

  • Previdência privada: é uma aposentadoria que não está ligada ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a previdência pública ou oficial. Ela é uma aposentadoria complementar e pode ser feita a partir de qualquer idade, mesmo para uma criança. Quem optar pela previdência privada pode escolher a valor da contribuição que poderá ser mensal ou até mesmo anual. Se caso o contribuinte desistir do plano poderá resgatar o dinheiro. Esta é uma boa forma de fazer um planejamento financeiro de aposentadoria. Além da aposentadoria normal, ter mais a da previdência são um bom resultado. Neste caso o valor é investido em ações e os juros são maiores. Sempre bom lembrar que o investimento precisa ser feito sem ter em mente de mexer no dinheiro. Esqueça que ele existe.
  • Ações e Títulos do Tesouro: Como no caso da previdência privada, o dinheiro é investido ao longo da vida em ações de boas empresas e títulos públicos, a diferença é que neste caso as escolhas são feitas pelo próprio indivíduo, afinal, ninguém melhor para cuidador do dinheiro do que a própria pessoa. Exige um pouco mais de disciplina e estudo do que a previdência privada ou fundos do banco, mas o resultado é infinitamente melhor.
  • Conta Poupança: parecida com a previdência privada, mas mudam questões relacionadas a juros, é o banco que trabalha com o seu dinheiro. Neste caso, os juros podem não ser maiores como a da previdência ou de um investimento direto em ativos. Mas também é uma boa opção e nunca é tarde para começar a fazer uma conta poupança.
  • Investir em imóveis: outra forma é investir em imóveis. Não precisa se tornar alguém obcecado, mas se já tiver uma casa alugada, por exemplo, vai ajudar nos gastos da terceira idade;

Fazendo o planejamento

Estas foram algumas formas de investimentos e também de planejamento. Caso o idoso não tenha feito nenhuma das alternativas acima, a família precisa se organizar e pensar em uma forma de ajudar. Tanto os filhos como outros familiares. O preço normal de uma casa de repouso gira em torno de R$ 3,000,00. Mas varia de acordo com cada cidade ou região do país. Também tem um preço diferente se houver alguma instituição por trás, como é o caso das inúmeras casas suportadas por igrejas, prefeituras ou outras entidades filantrópicas.

Nem sempre a família vai conseguir colocar o idoso em uma casa de repouso, até mesmo porque precisam ser feitos levantamento em relação a custos mensais, e nestas ocasiões o apoio financeiro da família é importante para ajudar o idoso. Por isso, os especialistas recomendam que o planejamento para a terceira idade precisa iniciar quando se é jovem, por mais que a terceira idade esteja distante, o tempo passa.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *