Vagas de Trabalho para Idosos: Onde encontrar?

A busca por um novo emprego é uma jornada difícil e custosa em qualquer fase da vida. Com o passar dos anos, as complicações pela idade aparecem e aquilo que já não seria fácil se torna ainda mais complicado. Infelizmente ainda existe em algumas empresas, a ideia que contratar uma pessoa com mais idade significa assumir riscos maiores por um profissional que não terá a mesma facilidade de se adaptar no mercado atual.

Entretanto sabemos que isso não é uma verdade e, com a tendência de envelhecimento da população, cada vez mais idosos estão retornando ao mercado de trabalho, mesmo depois de se aposentar. Ao observar essa movimentação e essa mudança de hábitos alguns locais, principalmente as grandes empresas, já estão acolhendo esses trabalhadores.

Mas o que muita gente não sabe é onde procurar emprego para essa faixa etária. No post de hoje falaremos exatamente disso, você também irá ter acesso à algumas dicas com o intuito de facilitar sua jornada rumo a realocação no mercado de trabalho.

Qual Vaga Procurar?

Antes de pensar em onde ir, que tipo de currículo enviar, ou coisas dessa natureza é importante pensar em qual perfil de vaga você deve procurar. Com o passar dos anos o corpo ganha limitações e não adianta a gente brigar com isso. Quando for procurar emprego dê atenção aquelas vagas onde as atividades realizadas não envolvam atividades físicas pesadas, como movimentação de cargas ou na construção civil.

Para aqueles que possuem formação específica, é interessante pensar na possibilidade de se dedicar a carreira acadêmica. Para outras pessoas, vagas em setores administrativos, escritórios e áreas afins podem ser mais indicado por gerar um baixo risco à saúde do idoso e ter uma adaptação mais simples.

trabalho pra idoso

Onde procurar emprego depois dos 55 anos?

Onde Procurar Emprego?

Ao contrário do que muitos acreditam, não existe um mecanismo popularmente conhecido, exclusivo para vagas que aceitem candidatos com mais de 55 anos. O processo para conseguir um emprego na terceira idade será o mesmo feito em outras fase da vida. A grande diferença é a vaga na qual você irá se candidatar.

Os tradicionais sites de recrutamento Vagas.com e Catho possuem oportunidades para essa faixa etária. O próprio SINE de sua região também é capaz de te encaminhar para empresas que já estão aceitando esse perfil de funcionário.

Caso sua área tenha alguma grande empresa de destaque, também vale a pena ficar de olho nos canais de comunicação delas. Grandes companhias como a Gol, Grupo Pão de Açúcar e algumas instituições financeiras já lançaram processos seletivos inteiros, exclusivos para quem já passou dos 55 anos de idade.

A realidade é que não existe uma regra, ou um único meio de conseguir um emprego. Essa verdade vale para todo o decorrer da vida, inclusive na melhor idade. O importante para aumentar as possibilidade de conseguir uma recolocação no mercado é se manter atualizado e procurar pela vaga correta. Valorize o que você tem de melhor para oferecer, que é justamente toda a sua experiência e conhecimento prático da área e da vida.

Ficou com alguma dúvida? Possui alguma dica para quem esta na busca de um novo emprego? Comenta aqui, vamos adorar conhecer a sua opinião.

Relacionados

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *