Qual o salário de um cuidador de idosos? Quais os benefícios?

Uma profissão que tem ganhado mercado nos últimos anos é a de cuidador de idosos. Se você é responsável pela manutenção, controle e saúde de alguma pessoa que necessite de uma atenção maior, seja idosa e/ou acamada, sabe bem o trabalho que esses cuidados podem gerar.

No post de hoje você irá entender quais os benefícios de ter um profissional exclusivo para esses cuidados no seu dia a dia, o que realmente faz um cuidador de idoso, se ganho na qualidade de vida é real e quanto custa contratar esse tipo de serviço. Ficou interessado? Continue lendo esse texto.

Como é trabalhar como Cuidador de Idosos

Uma explicação bem simples é comparar com as babás, profissão bem conhecida na nossa sociedade por garantir os cuidados às nossas crianças. A função de um cuidador de idosos é bem semelhante, ou seja, garantir que necessidades como alimentação, remédios, práticas de atividades físicas, higiene, entre outras, sejam atendidas de maneira correta e satisfatória.

Os cuidadores de um idoso necessitam de muita paciência e jogo de cintura para lidar com a resistência inicial que muitos pacientes apresentam. Principalmente no inicio, durante o período de adaptação com o novo funcionário. Entretanto, passada essa fase de adaptação, ter um funcionário dedicado exclusivamente à garantir conforto e qualidade de vida ao idoso é um ganho para todas as partes envolvidas.

O idoso ganha companhia, segurança, carinho e qualidade de vida. A família ganha mais liberdade, autonomia, o idoso deixa de ser visto como um peso para a rotina dos filhos por exemplo. Além disso coisas básicas do dia a dia, como manter uma alimentação balanceada ou a rotina de remédios adequada, passam a ser mais bem controladas e portanto mais eficientes.

cuidador de idoso

Vale a pena contratar um Cuidador de Idoso?

Por isso é impossível numerar todos os benefícios que esse profissional pode agregar à sua rotina, mas listamos alguns para você ter uma ideia:

  • Ter certeza que os remédios serão tomados de maneira correta, e nos horários determinados;
  • Ter alguém sempre disponível para ajudar até mesmo na higiene intima do paciente, dependo do nível de limitação do idoso;
  • Alguns idosos demandam tempo e atenção, coisas que muitas vezes os filhos não podem oferecer devido a rotina. Os cuidadores passam a ser uma companhia constante;
  • Pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção podem precisar de ajuda constantemente. Para manter uma rotina de movimentação, por exemplo, ter um cuidador para realizar os procedimentos nos intervalos corretos significa liberar os familiares para que esses possam cumprir com outras tarefas;

Acredito que agora você já compreendeu os benefícios desse profissional e talvez esteja se perguntando quanto custaria esse serviço. Pois é chegada a hora de falar em números.

Quanto ganha um Cuidado de Idosos?

A faixa salarial média no Brasil é de R$ 1.000,00 à R$ 1.500,00 por mês, entretanto esse valor pode mudar muito de acordo com as demandas apresentadas pelo idoso em questão. Situações onde é necessários passar a noite no serviço, viajar com a família, acompanhar em diversos eventos e compromissos podem render horas extras e um custo maior no final de um mês.

Outro fator que pode influenciar nesse valor é o nível de especialização que você busca ao contratar, assim como o estado de saúde da pessoa idosa. Indivíduos com complicações de saúde dão mais trabalho, demandam mais tempo e habilidades específicas, em alguns casos pode ser necessário garantir a prática de exercícios de fisioterapia e/ou movimentar pessoas com dificuldades de o fazer sozinhas, etc.

Esse tipo de demanda torna o serviço mais caro, porém são nessas situações que esse profissional costuma fazer uma maior diferença no dia a dia da família e na qualidade de vida do paciente. Por isso vale muito a pena pensar com carinho e avaliar a sua condição financeira para pagar esse tipo de profissional. Lembre-se que ao custo do salário líquido, há impostos e outros valores a serem pagos para a formalização do ou da profissional.

E você, já possui alguém que ajude nos cuidados com os idosos de sua família? Conta pra gente qual a sua experiência com esse serviço, vamos adorar conhecer a sua história.

Relacionados

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *