Cartão de Estacionamento para Idosos

Como já dissemos outras vezes aqui no blog, a tendência é que o número de idosos no Brasil aumente cada vez mais, devido os avanços na medicina e o aumento dos cuidados com a saúde. E por isso, as pessoas que estão nesta faixa etária vêm adquirindo cada vez mais espaço na sociedade, coisa que antes lhes eram negadas. Os idosos têm muitos direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso e muitos deles nem sabem. É importante saber quais são esses direitos e como garantir que eles sejam respeitados. E é importante para quem ainda não chegou a essa idade, para que possa respeitar os direitos dos mais velhos e lutar para que seus pais e avós também sejam respeitados.

O Cartão de Estacionamento para Idosos é um desses direitos adquiridos pelas pessoas que estão na terceira idade. Mas nem todos conhecem esse direito. Se você está na terceira idade, ou tem parentes ou amigos que já possuem esse direito, fique atento a este artigo.

O que é o Cartão de Estacionamento?

O Cartão de Estacionamento para idosos é exclusivo para pessoas que tenham 60 anos de idade ou mais, e devem ser colocados em seus carros para que possam estacionar seus veículos em vagas próprias para os idosos nos estacionamentos e em vias públicas. Essas vagas devem estar devidamente sinalizadas e todos os demais motoristas devem respeitar a vaga, não estacionando ali os seus veículos.

O cartão de estacionamento pode ser colocado em veículos que sejam dirigidos pelo próprio idoso, ou em carros que transportem alguém com essa idade.

Esse direito é muito importante, pois garante que os idosos tenham, sempre suas vagas disponíveis, evitando a procura por um local para estacionar. Em shoppings, supermercados e outros locais que tenham estacionamento, as vagas para idosos estão sempre mais próximas às portarias, para facilitar o acesso.

Como Fazer o Cartão?

Para solicitar o cartão, é preciso entrar no site da Prefeitura de sua cidade e fazer a requisição. Só é permitida a solicitação de um cartão por CPF. Em algumas cidades, a solicitação não pode ser feita online, então o idoso precisa ir ao Detran de sua cidade para fazer a solicitação. Normalmente você encontra estas informações no site da Prefeitura ou através do telefone de informações da sua cidade.

Cartão de Estacionamento para Idosos

Os documentos necessários são a CNH – Carteira Nacional de Habilitação (original e cópia) e o comprovante de residência.

Esse mesmo tipo de cartão pode ser solicitado por pessoas que tenham algum tipo de deficiência. Nesse caso, é preciso apresentar a declaração médica para portadores de deficiência, original e cópia.

Em caso do idoso ou deficiente ter um tutor ou procurador, é necessário também que se apresente documento de identidade oficial e CPF do representante legal e da procuração, tutela ou curatela, original e cópia.

Como Usar o Cartão?

O cartão deve estar pendurado no retrovisor interno do carro, ou no painel, em local de fácil visualização pela fiscalização. Quem estaciona em vaga de idosos e deficientes sem o cartão de estacionamento pode pagar multa, perder pontos na carteira de motorista e ainda pode ter o carro rebocado.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *