Como conseguir benefícios para Idosos

Os idosos têm direito a vários descontos. E quem lhes assegura isso é o Estatuto do Idoso. Por isso, é muito importante o idoso andar com sua carteira de identidade que costuma em alguns casos ser solicitada. Você sabia que os idosos também tem direito a isenção do imposto de renda e IPTU? Mas isso caso o idoso tiver renda de até dois salários mínimos.

Vamos mostrar alguns benefícios que os idosos têm e podem usufruir. O que é uma grande preocupação dos idosos é o plano de saúde do idoso que nesta idade é muito caro. Mas desde 2004, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) regulamentou que depois dos 60 anos do idoso não pode mais haver um aumento no valor cobrado mensalmente. Conheça alguns dos benefícios:

Atendimento preferencial em locais públicos e privados: os idosos tem preferência seja em filas de bancos, mercados, como também sentar em um banco no ônibus. Hoje já é possível perceber uma cultura por parte das pessoas em ceder este lugar, mas é importante também que os idosos se impõem. No ônibus eles têm direito a sentar em um banco quando estiver lotado. É obrigação dos passageiros cederam o lugar.

Meia entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer: outro benefício é em relação a meia entrada. Assim que completarem 60 anos, os idosos podem apresentar a identidade em eventos culturais, de lazer e podem ter direito a meia entrada. Há casos em especifico em que até não cobram para os idosos, mas isso depende muito do evento que ocorre. É importante o idoso não se esquecer desse benefício e solicitar sempre que for o caso.

Vaga especial em estacionamento: nas cidades e em outros locais, já há uma sinalização que mostra as prioridades para idosos estacionarem. Se uma pessoa que não é idoso estacionar nestes locais, ela está sujeita a multa. É dever das pessoas respeitar e os idosos exigirem. Em proximidades de locais muito frequentados por eles como bancos, supermercados e farmácias deve haver esta sinalização para os idosos estacionarem.

Gratuidade em transporte coletivo público urbano: os idosos não precisam pagar pelo transporte coletivo público urbano. Mas tudo pode variar e depender de como funciona a lei em cada município. Alguns solicitam que os idosos devem fazer um cartão especifico que lhes assegura esse direito. Mas quando esquecem podem apresentar a sua identidade e sentar na frente com os outros passageiros.  Para o transporte coletivo intermunicipal, as empresas reservam duas vagas com desconto de 40% para aposentados e pensionistas. Por isso, antes de embarcar o idoso deve perguntar se ainda há duas vagas disponíveis e solicitar este desconto. Muitos idosos não têm conhecimento deste beneficio e acabam pagando o valor total das passagens.

Desconto em medicamento: os idosos têm desconto em medicamento. O desconto pode depender muito da farmácia e também de cada estado. Em muitos casos a farmácia solicita que o idoso faça um cartão da farmácia sem custo e que apresente este na hora da compra para conseguir um desconto. Para ver como funciona, pergunte a farmácia que você frequenta e vejam quais são os descontos.

Prioridade em processos judiciais: outro fato que os idosos têm prioridade é em relação a processos ou procedimentos judiciais que são prioridade em qualquer instância. Pra isso, é necessário que o advogado faça um requerimento pedindo a prioridade na tramitação.

Programa habitacional: o idoso tem prioridade em programas habitacionais públicos ou subsidiados pelo governo. É importante que ele procure a empresa ou órgão responsável pelo programa habitacional para assim ter preferência. Este é outro caso que poucos têm conhecimento e acaba passando por despercebido.

Estes foram alguns dos benefícios que os idosos têm. Há muitos outros, por vezes até menores, mas não menos importante. Mesmo que seja algo que não faça muita diferença, no fim pode fazer. Se quer saber mais benefícios você pode perguntar a um advogado ou até mesmo ao INSS. Boa sorte e não deixe de pedir estes descontos. Você batalhou muito e tem esse direito!

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *