Como funciona a aposentadoria por idade? Como saber se o idoso tem direito?

A aposentadoria é uma forma de garantir mais tranquilidade na velhice. Porém, a verdade é que nem sempre essa segurança chega de fato. Aqui no Brasil, contamos com um sistema de Previdência Social que é o mais utilizado pelos cidadãos. O INSS oferece aposentadoria, pensão e outros benefícios para trabalhadores que no decorrer da vida contribuíram com a previdência.

O sistema de aposentadoria é complexo e vem passando por mudanças. A perspectiva é que nos próximos anos fique mais difícil se aposentar pelo INSS, por causa dos grandes gastos que o governo tem com a manutenção da Previdência Social. Por isso, muitos especialistas indicam o uso da previdência privada para que ainda é jovem.

Os idosos que já contribuíram com o INSS ao longo da vida não têm muitas opções. Para essas pessoas, o melhor é buscar uma aposentadoria adequada seguindo as regras de previdência brasileiras.

Aposentadoria Por Idade

Em termos gerais, existem dois tipos de aposentadoria: por idade e por tempo de contribuição. Ainda assim, é preciso comprovar algum tempo de contribuição mesmo que você alcance a idade mínima exigida pelo INSS.

Atualmente, para ter direito à aposentadoria por idade as mulheres devem ter pelo menos 60 e os homens 65 anos. Independente da idade, é necessário ter contribuído com INSS de forma comprovada durante no mínimo 15 anos.

Veja como funciona a aposentadoria por idade

Veja como funciona a aposentadoria por idade

O cálculo da aposentadoria por idade funciona da seguinte forma: o aposentado terá direito ao 70% do valor integral da aposentadoria + 1% para cada ano de contribuição. Assim, ao se aposentar por idade a pessoa receberá, no mínimo, 85% do valor integral (15% a mais por causa dos 15 anos de contribuição comprovada.

Supondo que a aposentadoria integral seja de R$3 mil e o aposentado tenha contribuído durante 15 anos, o valor do benefícios será de R$2.550, ou seja, o equivalente a 85% do total.

Quem deseja receber o valor integral precisa ter contribuído durante 30 anos. Nas aposentadorias por idade, não é possível receber mais do que a aposentadoria integral (por causa da base de cálculo).

Posso me aposentar sem ter contribuído?

Existe uma polêmica em torno da aposentadoria sem os anos de contribuição. Muito se fala sobre o direito do idoso se aposentar independente do tempo que contribuiu, mas isso não é verdade. O que existe, segundo a legislação brasileira, é a possibilidade de solicitação de um auxílio equivalente ao salário mínimo para idosos que não têm condições de se manter.

O pagamento é chamado de Benefício Assistencial ao Idoso. Para ter direito, é preciso ter 65 anos (independente do sexo) e a renda familiar per capta não pode ultrapassar 1/4 do salário mínimo. O benefício é assegurado pela LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social). Não se trata exatamente de uma aposentadoria, mas pode trazer qualidade de vida para os idosos que passam por dificuldade financeira.

Para tirar dúvidas sobre a aposentadoria, ligue para o telefone 135

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *