O que é uma Creche para Idosos?

Aqui no Casa e Repouso falamos sempre sobre as casas de repouso, antes chamadas de asilos. Estas casas são destinadas aos idosos que não podem contar com os cuidados diários na própria família. Hoje em dia é cada vez mais comum que isso aconteça, devido ao aumento do carga de trabalho e estudo de parte da população. Normalmente, a família inteira trabalha fora e não tem ninguém para ficar em casa cuidando dos pais ou avós.

Nesta faixa etária, como sabemos, não é recomendado que as pessoas fiquem sozinhas em casa, por isso é bem comum a internação nas casas de repouso.

Porém, algumas famílias não querem perder o contato diário com o seu ente querido. Para essas famílias, uma excelente solução são as creches para idosos. Assim como as creches infantis, é um local onde o idoso passa um período do dia e volta para casa para dormir, cuidar da higiene, etc.

Como funciona uma creche para idosos?

Não podemos confundir as creches com os asilos. Nos asilos existe um acompanhamento médico e enfermeiros aptos para cuidar do idoso de acordo com a sua necessidade. Nesses locais, o idoso fica internado, passando os dias e noites, e recebe visitas dos familiares de acordo com o regimento do asilo.

Já as creches não precisam ter acompanhamento médico, pois ainda não existe uma regulamentação para isso. Por isso, esses locais são mais indicados para aqueles idosos que não têm problemas de saúde, mas que não podem ou não querem ficar sozinhos em casa. Afinal, a interação com outras pessoas é parte importante do ser humano e na terceira idade, é tão importante quanto os cuidados com a saúde.

Atividades prazerosas prolongam a vida

Nas creches, são feitas diversas atividades, como danças, pinturas, caminhadas, jogos, etc. Além disso, nas creches os idosos têm a oportunidade de conviver com pessoas da mesma faixa etária, podendo conversar, trocar suas histórias e experiências de vida, o que é muito bom para eles.

A prática de atividades físicas próprias para a terceira idade também é bom para que os idosos não fiquem sedentários.

Como encontrar e saber os preços?

As creches ainda são menos divulgadas do que as casas de repouso, por isso pode ser mais difícil encontrar em sua cidade. A internet é um excelente meio para se encontrar locais próximos, além da conversa com parentes. amigos e conhecidos.

Os preços podem variar bastante, pois existem creches mais simples e aquelas que proporcionam mais luxo e conforto. Além disso, mesmo que não seja obrigatório, algumas oferecem cuidados médicos durante todo o período de estadia. Caso o idoso tenha algum problema de saúde, é melhor optar por uma dessas creches, mas o preço pode ser mais salgado.

A média de preço mensal pode variar de R$ 900,00 a R$ 3.000,00. Varia de acordo com o tempo que o idoso ficará no local e também de acordo com as atividades desenvolvidas e os cuidados médicos, como já falamos aqui.

Vantagens da creche para idosos

A vantagem da creche é que o idoso convive com pessoas da mesma faixa etária, faz atividades prazerosas e que não o deixam ficar no sedentarismo, e ele não deixa de morar na sua casa, tendo contato diário com a família. Para a família também é vantajoso, pois terá esse contato diário, acompanhando o idoso todos os dias.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *