Creche para Idosos x Casas de Repouso: qual a diferença?

Provavelmente você já deve ser ouvido falar de casa de repouso, onde moram idosos que precisam de cuidados médicos. Mas creche para idoso? Já ouviu falar? Nós vamos lhe explicar o que é.

Assim como as crianças que vão para a creche em um período do dia e depois retornam para a casa, o mesmo funciona com a creche para idosos. Os idosos não moram na creche, apenas passam uma parte do dia fazendo atividades como pintura, atividades em grupo, cantar e, ao fim do dia, retornam para a sua casa.

Neste caso, a principal diferença de creche para idoso para uma casa de repouso, é que na creche eles passam uma parte do dia. Ainda não existe uma regulamentação em relação ao suporte médico que não costuma ter na creche para idoso, apenas terapeutas ocupacionais, nutricionistas, cuidadores. Já na casa de repouso, o idoso mora e tem uma equipe de profissionais que o atende e tem a disposição todos os serviços. Na creche do idoso, é apenas uma passagem durante um período do dia para se socializar e não ficar sozinho em casa, por exemplo.

Como funciona a creche para idoso?

A expectativa de vida das pessoas vem aumentando. Isso é um bom sinal. Hoje pessoas com 60 anos não se consideram velhas, elas estão prontas para viver uma nova fase da qual possam usufruir seja na companhia de outros idosos, fazendo atividades e aproveitando o momento.

Uma prova do aumento da creche para idoso é o aumento da população de terceira idade. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, haverá mais idosos do que crianças no planeta. E onde a maior parte desses idosos vai passar o seu dia? Fazendo o que? E ao lado de quem?

Dessa forma, os idosos vão para a creche dos idosos passar um período do dia, enquanto os seus familiares trabalham. Lá eles fazem diversas atividades, em conjunto com outros idosos. Entre os benefícios da creche para o idoso estão:

download (1)

Atividades como dança, pintura faz parte da rotina da creche dos idosos

  • Proporcionar a convivência familiar o que é bom para o equilíbrio emocional dos idosos;
  • Estimula a criatividade;
  • Colocam em prática a integridade;
  • Os idosos não se sentem sozinhos e abandonados, caso estivessem em casa;

Atividades em uma creche para idosos

A creche para idosos é pensada em proporcionar um espaço de convivência familiar. Não é apenas aonde o idoso vai ficar esperando ser medicado. Aqui, ele vai ter diversas atividades durante o dia. Há muitas atividades educativas que vão estimular a mente do idoso.

Há também exercícios físicos mais adaptados aos idosos, para que não fiquem sedentários, como por exemplo, caminhadas. Outros exercícios são relacionados à pintura, canto e dança. É o idoso que vai escolher quais atividades vai desenvolver no decorrer de seu dia.

Passando o dia na creche para idosos, ele vai se sentir útil. As chances para desenvolver uma depressão são menores, ele vai se sentir mais vivo e com vontade de ajudar ao próximo.

O que escolher para o idoso?

É sempre necessário levar em conta o estado de saúde do paciente e a sua capacidade motora. Por mais que ele não tenha problemas de saúde, mas esta debilitado, por exemplo, em caminhar, talvez colocá-lo em uma creche de idosos não vai ser a melhor opção porque ele pode se sentir mais inferior em não conseguir acompanhar as atividades  dos colegas.

Aí a melhor opção seria escolher uma casa de repouso que também tem atividades, mas os cuidados são maiores e tudo voltado para atenção com a saúde do idoso.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *