Como Escolher Uma Casa de Repouso

A decisão pela internação de um idoso em uma casa de repouso é bastante complicada. A família tem a obrigação de cuidar de seus idosos, mas mantê-los em casa nem sempre é a melhor opção. Quando a pessoa já não tem mais condições de realizar tarefas de forma independente e segura, muitas vezes é necessária a contratação de profissionais e local especializado, fazendo com que a casa de repousa seja o mais indicado. O ideal é que essa decisão seja tomada em conjunto quando o idoso tem condições de opinar e que toda a família pondere sobre os prós e contras dessa escolha. Quando se opta pela casa de repouso, é fundamental avaliar com cuidado em qual instituição confiar os cuidados de um ente querido. Veja as dicas:

Primeira Impressão

A primeira impressão deixada pelo local é um ótimo ponto de partida para tomar a decisão correta. Quando o ambiente é claro, limpo e bem cuidado, a garantia de que o idoso terá uma boa estadia é maior. Além disso, é essencial que o espaço ofereça acessibilidade, já que a terceira idade geralmente tem maiores problemas de mobilidade. Pontos com a presença de rampas, pisos antiderrapantes, corrimãos e barras de apoio devem ser observados para garantir que o idoso poderá circular pelo ambiente sem problemas.

Casa de Repouso

Casa de Repouso

Funcionários Especializados

Os funcionários que trabalham no local também devem ser avaliados. Primeiramente, certifique-se de que a casa de repouso conta com uma equipe formada por médicos, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, por exemplo. Procure também saber sobre as qualificações desses profissionais, ou seja, onde eles se formaram, há quanto tempo trabalham com pacientes idosos e se possuem cursos especializados para tratar com a terceira idade.

Legislação em Dia

Para que uma casa de repouso possa receber idoso é necessário que ela cumpra a uma série de exigências legais. Uma resolução de 2005 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) impõe regras ao funcionamento dessas instituições e elas podem ser interditadas se não cumprirem as normas estabelecidas. Por isso, a família deve conferir se a casa tem o registro expedido pela Anvisa devidamente atualizado e também observar a existência do alvará de funcionamento de responsabilidade do órgão de vigilância sanitária municipal.

Perguntas Importantes

Algumas questões podem ajudar na escolha:

  • Quais são os profissionais compõem a equipe médica?
  • Como será a rotina do idoso dentro da instituição?
  • Quais são as atividades oferecidas diariamente?
  • Como é realizada a avaliação clínica dos internados?
  • Qual o suporte oferecido em casos de emergência?
  • A clinica possui convênios com outro profissionais, clínicas e serviços especializados?

Refletir sobre essas perguntas certamente levará a uma decisão mais acertada sobre a melhor casa de repouso.

Outras Dicas

  • Antes de escolher uma instituição, faça várias visitas, converse com os idosos que estão internados e observe a forma de tratamento de enfermeiros e cuidadores;
  • Busque casas de repouso que oferecem espaços de convivência entre os idoso e possibilidades de lazer;
  • Procure saber como funciona o sistema de medicação, alimentação e outras terapias necessárias para o idoso de sua responsabilidade;
  • Visite o idoso com frequência, converse e dê sinais de apoio e compreensão.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *