Clínicas de final de semana: Como é um asilo para poucos dias?

A expectativa de vida vem aumentando a cada dia e, por isso, cresce cada vez mais o número de idosos no país. E ao mesmo passo que a medicina avança e os idosos vivem mais, as famílias só vêm diminuindo, os casais têm menos filhos, e todos trabalham fora, homens e mulheres, o que dificulta na hora de cuidar do idoso em casa. Por isso, vem crescendo muito a procura por casas de repouso para idosos, chamados de asilos.

Algumas famílias optam por cuidar do idoso durante a semana, pois tem algum parente com esta disponibilidade de tempo, mas quer ter alguma liberdade aos finais de semana, fazer pequenas viagens, ou mesmo descansar, já que cuidar de uma pessoa idosa, principalmente se estiver com a saúde debilitada, dá bastante trabalho.

Nesse caso, como fazer? É possível encontrar clínicas que recebam os idosos somente nos finais de semana, ou em algum dia específico, de acordo com a necessidade da família?

Sim! Algumas clínicas permitem que os idosos passem curtas temporadas, podendo ser pago mensalmente, quando já tem uma rotina fixa ou, se for o caso, somente em dias esporádicos, quando houver a necessidade.

Quais as vantagens?

A vantagem das clínicas que aceitam a hospedagem por poucos dias é o preço mais em conta para as famílias que não podem pagar pela clínica em tempo integral. Além disso, como já foi dito antes, sempre que for possível, é interessante que o idoso também fique em casa, junta da família, por isso as clínicas por poucos dias são mais indicadas que a hospedagem por longo prazo.

Outra vantagem são as atividades que algumas casas de repouso proporcionam aos idosos. Muitos asilos têm dança, jogos, cuidados com a horta e jardim, dentre outras atividades em grupo, que também são importantes para a interação e diversão da terceira idade.

Existem clínicas que trabalham com os dois tipos de hospedagem, e existem as que trabalham somente com a hospedagem por logo prazo e as que trabalham somente com hospedagem de curto prazo, como finais de semana.

Atividades em grupo são importantes

Cuidados

Ao procurar uma clínica para deixar um idoso, é preciso avaliar bem o local. Dê preferência a clínicas com indicação de parentes ou amigos e converse bastante com os responsáveis pelo asilo e também procure conversar com os enfermeiros e cuidadores. É importante que o local seja limpo e bem conservado. Peça também para conhecer todas as dependências, inclusive cozinha e banheiros. Verifique as condições de higiene.

É interessante também que se faça uma consulta aos preços, que podem variar bastante. Mas nunca escolha uma casa de repouso somente pelo preço, pois algumas podem ter um preço bem abaixo, mas não garantem os cuidados necessários aos idosos.

Se o idoso estiver com a saúde debilitada, os cuidados ao procurar uma clínica devem ser maiores, já que ele precisará de mais atenção.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *