Que tipo de pomadas devo usar para escaras?

As escaras são um problema sério para pacientes acamados. Quando a pessoa fica muito tempo na mesma posição, ocorre uma pressão sobre a pele e os tecidos, fazendo com que surjam ferimentos. Também conhecidas como s, as escaras podem se tornar profundas e favorecer o processos infecciosos. Por isso, é muito importante tratar as feridas assim que elas surgem e, claro, prevenir para que elas não se formem.

O tratamento mais adequado para o tratamento das escaras depende da avaliação de um médico. De um modo geral, o procedimento inclui os seguintes passos:

  1. remoção dos tecidos atingidos;
  2. limpeza dos ferimentos com soro fisiológico;
  3. aplicação de pomadas ou outros produtos para cicatrizar a úlcera;
  4. colocação de um curativo para evitar a entrada de microrganismos.

Outro procedimento importante é a fisioterapia, que ajuda a reduzir a pressão sobre a pele. Com os movimentos, a circulação sanguínea nas regiões atingidas é reativada, evitando a formação de noas escaras.

O óleo Dersani é indicado para hidratar e proteger a pele de pacientes acamados.

O óleo Dersani é indicado para hidratar e proteger a pele de pacientes acamados.

Pomadas e Medicamentos Para Escaras

Como comentamos antes, é fundamental que um especialista avalie com cuidado a situação do paciente antes de indicar o melhor tipo de tratamento. Nos casos mais sérios, o uso de laser de baixa intensidade pode cicatrizar melhor os ferimentos e estimular a circulação sanguínea.

Se houve infecção, é preciso identificar o tipo de microrganismo presente nos ferimentos. A partir daí, o médico poderá receitar o medicamento certo para controlar o desenvolvimento de infecções.

As pomadas feitas à base de prata são normalmente recomendadas para aplicar na escara como cicatrizante. Outra opção muito indicada é o óleo Dersani, que é normalmente vendido nas farmácias e ajuda na cicatrização da pele. O óleo precisa ser aplicada nas regiões em que as escaras são mais superficiais e também onde há risco de formação de novos ferimentos. A papaína é outra substância que pode ser usada, porém precisa da prescrição médica.

Dicas Para Evitar a Formação de Escaras

Além dos cuidados após a formação das escaras, é preciso tomar medidas para que elas não surjam. Como os pacientes acamados ou que usam cadeira de rodas são as principais vítima das úlceras de decúbito, eles devem receber atenção especial. Veja as dicas:

  • O paciente deve ser mudado de posição a cada 2 horas;
  • Em casos de idosos acamados, use o colchão caixa de ovo;
  • Coloque almofada nos locais onde surgem manchas vermelhas;
  • Aplique cremes e óleos hidratantes sobre a pele, principalmente nos locais que são mais pressionados;
  • Observe diariamente se estão surgindo ferimentos sobre a pele do paciente.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *