Pomada para evitar escaras: existe alternativa natural?

Uma escara ou úlcera de pressão é uma lesão na pele causada devido a pressão e/ou atrito por um longo tempo em determinadas regiões do corpo. Acomete principalmente pessoas que ficam deitadas ou sentadas por longos períodos em determinada posição.

Pessoas com problemas de saúde, paralisia, sedação e coma tem maior risco de apresentar os sintomas das escaras. Outros fatores de risco para a o surgimento da ulceração são pessoas de pele mais frágil como a pele de idosos e diabéticos.

Entre os diversos tratamentos existentes, o ideal é evitar o aparecimento dessas feridas, isso pode ser feito através de algumas medidas de prevenção e com o uso de algumas pomadas. No post de hoje você irá conhecer algumas dessas pomadas, inclusive alternativas naturais de tratamento.

Tratamento das Escaras

Cuidados com higiene devem ser tomados para auxiliar na cicatrização e cura das lesões que surgirem. Algumas pomadas podem ser indicadas pelos médicos dependendo do grau das lesões juntamente com o uso de cremes hidratantes ao redor da área ulcerada. Além disso, alguns remédios caseiros são citados para auxiliar na cicatrização e cura das úlceras de pressão.

Algumas alternativas naturais para o tratamento da ulcera de pressão são:

pomada

Tratamento Natural para Escaras

Água salina: para limpeza da lesão, ajudando a combater a inflamação e infecção. Basta misturar 2 colheres de chá em um copo de água e, então, ferver a solução e esperar a mesma esfriar. Quando já estiver em temperatura ambiente basta aplicar a água salina no local do ferimento e deixar secar para fazer o curativo.

Confrei: é uma erva que pode ser utilizada para o tratamento natural das escaras. Tanto as raízes quanto as folhas são aproveitadas. Acredita-se que essa erva ajude a diminuir a inflamação e auxilia na regeneração da pele no local da lesão. Para uso desta alternativa, basta misturar quantidades iguais de folhas de confrei em pó e olmo e, então adicionar água e aplicar sobre as feridas para dormir com os devidos curativos. Na manhã seguinte, lavar com água salina.

Açafrão: conhecido pelo seu poder anti-inflamatório e anti-séptico, o açafrão pode ser utilizado nas áreas afetadas pela escara. Basta limpar a área afetada e polvilhar o açafrão em pó cobrindo, assim, a ferida. Tampar com curativo e fazer a limpeza e troca do açafrão até 3 vezes ao dia. Outra alternativa é a lavagem da área com sabonete natural de açafrão, podendo ser encontrado em lojas de artigos orgânicos e naturais.

Vitamina C: é uma grande aliada na saúde da pele e do sistema vascular. Tem propriedades antioxidante e anti-inflamatória que auxiliam na recuperação da pele lesionada e evitando que a lesão aumente. A vitamina C pode ser ingerida através das pastilhas de vitamina encontrada em farmácias, alimentos como laranja, limão, abacaxi e em vegetais verdes escuros como a couve.

Aloe vera ou babosa: Além de ser utilizado para controle de infecção no local da ferida, tem propriedades calmantes, hidratantes, auxiliando na recuperação do local afetado pela escara. Para fazer uso dessa alternativa natural basta retirar o gel da folha e aplicar na região lesionada e deixar secar. Após seco, basta limpar com pano limpo e úmido e então fazer o curativo no local. O procedimento pode ser repetido até 3 vezes ao dia.

Lembre-se sempre de consultar seu médico antes e pesquisar se há alguma contra-indicação dos remédios naturais. As ações do dia a dia também auxiliam no desaparecimento das escaras e na sua cura, como a movimentação do paciente, troca de posição, fisioterapia e uso de colchões de água, almofadas e outros.

Relacionados

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *