Colchão casca de ovo: como escolher um?

As pessoas idosas ou com dificuldade de movimentação precisam de cuidados especiais, sobretudo quando estão acamadas. Já comentamos aqui no blog sobre a formação de escaras, aqueles ferimentos causados pela pressão constante da pele. Quando os idosos ficam internados muito tempo no hospital ou passam longos períodos na cama por causa da dificuldade de movimentação, essas feridas aparecem e podem se tornar bem sérias.

Colchão Caixa de Ovo

Uma das alternativas para tentar amenizar o problema é o colchão casca de ovo ou caixa de ovo. Ele tem esse nome porque se assemelha bastante com aquelas embalagens usadas para armazenar os pentes de ovos, normalmente feitas com papel reciclado. Veja a imagem:

Esse modelo com ondulações tem o diferencial de deixar a pele respirar. Os buraquinhos impedem que a pele fique toda ela em contato direto com o colchão, o que pode evitar as escaras.

A espuma se parece bastante com uma caixa de ovo, não é mesmo?

A espuma se parece bastante com uma caixa de ovo, não é mesmo?

A espuma/colchonete é o modelo mais simples. Ele deve ser colocado sobre o colchão adequado para o idoso ou paciente acamado. Também é importante que ele seja trocado com certa frequência, porque o suor e os restos de pele morta vão atrair microrganismo que, em caso de ferimento, podem favorecer o aparecimento de infecções.

É importante salientar que o colchão casca de ovo não substitui o colchão. Porém, existem no mercado alguns colchões especiais que já possuem uma cobertura com ondulações e/ou buraquinhos para a pele respirar.

Uma das opções é o colchão inflável, como você pode ver na foto:

O modelo inflável também pode ser usado por idosos acamados

O modelo inflável também pode ser usado por idosos acamados

Ele se parece um pouco com aquelas boias usadas em piscinas e tem como vantagem a maior praticidade. Além disso, o modelo inflável pode ser ideal para se adequar à posição da pessoa, o que traz algum conforto. Alguns modelos podem ser enchidos com água ou ar, conforme o que for melhor para o paciente.

Dicas Para Comprar

Antes de comprar um colchão desse tipo para aquele ente querido que está acamado, vale a pena conversar com o médico sobre quais são as melhores opções. Essas ondulações que vimos nas imagens são o mais importante para evitar o aparecimento de escaras, mas também é essencial pensar no conforto do idoso de um modo geral.

A espuma para cobertura do colchão é comumente oferecida nos hospitais. Você pode perguntar sobre essa possibilidade caso o idoso em questão esteja internado em um hospital. Como nós sabemos que a rede de saúde pública é bem precária, pode ocorrer da família ter que adquirir a espuma para o paciente internado.

Em alguns casos, é possível alugar o colchão inflável, o que pode sair mais barato dependendo do tempo que você vai precisar usá-lo. Por isso, a dica que damos é pesquisar bastante e, se possível, esclarecer as dúvidas com um profissional da área de saúde.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *