Massagem em idosos: conheça os pontos de pressão

A massagem faz bem para qualquer pessoa, mas nos idosos traz benefícios especiais. Como as pessoas com mais idade apresentam problemas físicos e também emocionais, a aplicação de massagens pode recuperar o equilíbrio mais amplo do corpo, contribuindo para o bem estar e qualidade de vida.

Muitos idosos são sedentários porque têm dificuldade para fazer exercícios físicos. Essas dificuldades surgem com o enrijecimento das articulações e dores musculares. A massagem suave pode ter um papel semelhante ao da atividade frequente. Assim, essas pessoas observam melhorias consideráveis, podendo até mesmo, depois de um tempo, executar exercícios leves.

Outro excelente benefício é o contato com outras pessoas. A massagem cria uma laço entre o idoso e o massoterapeuta que pode ser fundamental. Estudos mostram que esse convívio é um ponto-chave para a qualidade de vida entre pessoas idosas. Por meio da conversa e do contato físico, a massagem é capaz de ajudar nos problemas de forma complexa.

As opções de massagem são diversas. O shiatsu recupera o equilíbrio e ajuda muito no relaxamento. A massagem relaxante, feita com óleos e movimentos leves, atua na circulação sanguínea. O reiki, que consiste na transmissão de energia em pontos estratégicos, pode combater as dores de coluna. Além dessas alternativas, existe ainda a reflexologia, que faz muito sucesso entre os idosos.

Benefícios da Reflexologia

A Reflexologia se ampara na tradição chinesa. Seu princípio é o estímulo de pontos nos pés que correspondem a partes do corpo específicas. Assim, com a massagem apenas nos membros inferiores é possível obter benefícios emocionais e físicos diversos.

Observe os pontos de pressão da reflexologia:

Mapa da Reflexologia

Pontos de pressão: mapa da Reflexologia para massagem nos pés

Como você pode notar, os pontos correspondem a diversas partes do corpo. As pontas dos dedos, em ambos os pés, se liga ao cérebro. Assim, o estímulo nessa região pode aumentar a concentração e aliviar a tensão, por exemplo.

Na Medicina Tradicional Chinesa, defende-se que as melhorias obtidas com o estímulo nos pés ocorrem por causa da circulação da energia c’hi em todo o corpo. Já aqui no Ocidente, a explicação tende para os nosso conhecimentos médicos e se baseia, principalmente, nas terminações nervosas.

O ideal é procurar um especialista em Reflexologia para uma massagem adequada ao seus problemas de forma especial. Ele saberá como estimular os pontos certos para aliviar suas dores e também melhorar o seu emocional. Converse também com o Geriatra sobre as possibilidades de tratamentos alternativos!

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *