Jogos para Idosos: Quais os mais indicados?

Com o passar dos anos é normal que nossa atividade cognitiva seja prejudicada, por isso, fica mais fácil confundir informações como o nome dos filhos ou as tarefas do dia a dia. A memória também não é mais a mesma da juventude, sendo assim, essas dificuldades tendem a se agravar com o passar do tempo.

Uma forma de frear esse processo e até mesmo recuperar um pouco daquilo que já foi perdido é estimulando a atividade cerebral através de jogos, atividades de raciocínio e convívio social intenso. Para entender como é possível estimular idosos e oferecer benefícios para a vida cognitiva dos idosos, por meio da inclusão de jogos de lógica, vamos apresentar as atividades mais indicadas para essa fase da vida.

Quais os Benefícios dos Jogos?

Como mencionado na introdução desse artigo, o principal benefício relacionado aos jogos está ligado ao incentivo das atividades cognitivas desse paciente. Ter o hábito de jogar estimula o raciocínio, memória, estratégia, o que ajuda (e muito) na manutenção da saúde psicológica e mental do idoso. Além de ser um ótimo passa tempo e promover a criação de laços sociais importantes.

Ao falar aqui de jogos, estamos nos referindo a todos aqueles tradicionalmente ligados à terceira idade, como palavras cruzadas, dominó, baralho, dama, xadrez, gamão, jogo da memória, entre tantos outros. Mesmo pessoas mais novas devem se preocupar em desenvolver o pensamento lógico, isso irá conferir à pessoa uma atividade cerebral mais saudável e consequentemente facilitará todo o esforço cognitivo necessário para realizar outras atividades do dia a dia.

Uma vantagem desse tipo de prática é que não exige esforço físico, portanto idosos com limitações físicas consideráveis continuam aptos a praticar essas atividades. Outro ponto positivo é que geralmente não é necessário uma grande estrutura, tornando acessível à todos idosos.

jogos para idosos

Quais Jogos mais Indicados para Idosos?

Palavras cruzadas, por exemplo, podem ser jogadas sozinhas, no jornal do dia. Enquanto baralho pode ser jogado em dupla ou com grupos de jogadores, independente do número de pessoas. Também existe diversos idosos que usam desses jogos para criar vínculos afetivos e boas memórias.

Como os avós que jogam futebol de botão com os netos, ou ensinam toda a maldade envolvida numa partida de truco. Há quem se preocupe em passar as regras do xadrez para os filhos e netos, bem como a função de cada peça no tabuleiro. Já existem estudos que comprovam a eficácia desse tipo de atividade no desenvolvimento cognitivo de uma pessoa.

Outra maneira de estimular o desenvolvimento de forma tão simples e eficiente, é adotar o uso de dinâmicas em grupos para trabalhar aptidões como comunicação, interação e relacionamento interpessoal. Mas isso é assunto do nosso outro post sobre como entreter os idosos. Não deixe de conferir!

Justamente por todos esses ganhos já ditos, além de ser usado com idosos para a manutenção da saúde mental, os jogos de lógica já estão sendo aplicados em diversas escolas para estimular o desenvolvimento de crianças. E você conhece algum jogo que também trabalhe o raciocínio e não foi mencionado aqui? Compartilha com a gente aqui nos comentários, vamos adorar conhecer novos games.

Relacionados

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *