Asilos Públicos: Como Encontrar em sua Cidade?

O Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – divulgou um estudo de Censo de 2010 onde demonstrou que no Brasil funcionam mais de três mil e quinhentos asilos, entre públicos e privados. Destes 3500 asilos, apenas cerca de 200 são públicos em todo o país. Um valor tão pequeno, simplesmente não acompanha o crescimento do número de idosos em todo país que chega à 20 milhões!

Talvez, justamente por esse atendimento restrito, seja tão difícil encontrar informações sobre o assunto e descobrir onde os atendimentos públicos acontecem. No post de hoje você irá se familiarizar mais sobre o assunto e conhecer algumas instituições que prestam esse atendimento nas principais cidades do país.

ILPIs – Instituições de Longa Permanência para Idosos

Dentre todas as esferas de poder, o governo federal é o nível que possuí a menor taxa de atendimento, uma vez que há apenas um lar para idosos, localizado no estado do Rio de Janeiro e chamado de Abrigo Cristo Redentor. Além disso essa instituição atende cerca de 300 pessoas, apenas.

Em alguns estados, como Minas Gerais, o governo estadual possui casas de cuidados para idosos ou ILPI (Instituições de Longa Permanência para Idosos) espalhadas por cidades do Estado, tais como: Belo Horizonte, Caeté, Ribeirão das Neves, Jaboticatubas, Lagoa Santa, São José da Lapa, Nova Lima, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

No nordeste do país, Salvador também conta com alguns centros de cuidados com idosos, mas a maior concentração está mesmo na região sudeste. Só em São Paulo, existem cerca de 1000 lares para idosos, entretanto não existe dados muito confiáveis que informem a porcentagem da população que é atendida por essas casas de repouso.

Apesar desses números, cerca de 71% dos municípios brasileiros não tem nenhum centro de apoio ao idoso que seja público. A maioria dos lares de idosos ou ILPIs existem graças às ações filantrópicas (65,2%) enquanto apenas 6,6% das instituições são públicas com apoio exclusivo do governo.

asilo

Como encontrar asilo público na sua região?

Como encontrar a ILPI da sua cidade?

Para ter as informações sobre quais lares ou ILPIs possuem vagas e tem caráter público ou filantrópico, entre em contato com o Conselho Estadual de Direitos à Pessoa Idosa do seu estado. Para contribuir com a funcionalidade dessas instituições entre em contato e faça sua doação, seja dinheiro ou tempo para fazer companhia aos idosos.

Caso não ache o contato do Conselho Estadual dos Direitos à Pessoa Idosa do seu estado, entre em contato com o Ministério da Saúde e solicite orientação. O canal de atendimento principal do Ministério é através do telefone ou site da instituição:

  • Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Cep: 70058-900 Brasília/DF
  • Telefone: 0800 611 997
  • www.saude.gov.br

Apesar das casas filantrópicas receberem diversos tipos de auxilio desde particular a governamental, muitas delas não consegue se manter apenas com essas doações. Sendo assim, a alternativa para os idosos são utilizar seus próprios recursos ou contar com a ajuda financeira de familiares para se manterem em asilos privados.

Dentre todas as regiões, Norte e Centro-Oeste são as que mais recebem auxilio do governo, chegando a 55%. A região Sul é a que menos recebe, não passando de 15%. O governo, pela constituição Brasileira, não tem responsabilidade sobre os cuidados com idosos, sendo assim, de total responsabilidade da família.

De acordo com a Ana Amélia, doutora em demografia, os idosos precisam de cuidados além do ambiente familiar, porém o numero de instituições que oferecem esse tipo de serviço ainda é muito pequeno. Ficou com alguma dúvida? Deixa seu comentário aqui e teremos o maior prazer em te ajudar na busca pela casa de repouso ideal.

Relacionados

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *