Quais os alimentos que os idosos devem consumir?

Uma alimentação saudável é muito importante para a saúde do idoso. Justamente pelo fato de nesta idade, eles começarem a ter problemas com osso, coração e memória, devem se alimentar de forma adequada fazendo a ingestão de alimentos que contribuem para a sua saúde.

Existem alguns alimentos que devem estar na mesa do idoso praticamente todos os dias. O idoso também precisa fazer seis refeições ao dia, tomar muita água e comer frutas. O café deve ficar de fora porque ele costuma prejudicar o metabolismo do idoso.

Grupos alimentares na mesa do idoso

Há um grupo de alimentos que precisa estar no prato do idoso diariamente. As frutas, verduras e legumes não podem faltar no seu cardápio. Isso porque estes alimentos são ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. O leite e seus derivados também são importantes, pois ajudam a proteger os ossos e articulações.

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Frutas, verduras e legumes devem fazer parte do cardápio do idoso

Assim como na dieta de um jovem, os alimentos integrais devem ser consumidos, deixando a massa branca fora do cardápio. A ingestão de chás é bem vinda, como também muita água, pois é comum o idoso não sentir sede e ocorrer à hidratação.

Alimentação x condição física

Na terceira idade para conseguir adequar da melhor forma a alimentação ao idoso, o ideal seria consultar um nutricionista para ele verificar a condição física do idoso e assim adaptar o seu cardápio, porque há modificações fisiológicas que influenciam a nutrição e alimentação dos idosos.

A alimentação é tão importante na terceira idade, porque pode haver uma deterioração da capacidade física, o que acaba prejudicando a qualidade de vida do idoso. Além da alimentação é preciso ficar atento a algumas limitações que podem prejudicar o idoso na hora de se alimentar.

Problemas de mastigação e alterações da função gastrointestinal podem prejudicar a ingestão alimentar. Neste caso, é sempre bom consultar um médico.

Fonte de vitaminas e nutrientes

Há nutrientes que são importantes para a saúde do idoso como o cálcio, vitamina D, potássio e fibras.  O cálcio é encontrado em folhas verde-escuras, leite. Estes alimentos ajudam a prevenir a osteoporose. Já comer banana e feijão que são alimentos ricos em potássio irão auxiliar na prisão de ventre. Para a saúde do intestino, comer repolho e maracujá que tem fibras.

Todos os especialistas falam o seguinte: “O sucesso do envelhecimento precisa de uma alimentação adequada”. Nesta fase, o organismo fica mais frágil e para o idoso conseguir realizar as atividades, ele precisa se alimentar de forma saudável. Isso por que os nutrientes desempenham diferentes funções corporais, a falta deles pode acarretar em reflexos físicos sobre a saúde.

Dicas gerais

  • Se o idoso tiver condições motoras, deve praticar uma atividade física, como a caminhada, por exemplo;
  • Não beber e fumar vai evitar uma série de doenças;
  • Como a saúde de um idoso é mais frágil, devem-se evitar refrigerantes e alimentos industrializados;
  • Importante o idoso ter horários regulares para fazer as refeições;
  • Frutas e verduras devem estar presentes diariamente no cardápio do idoso;

Muitos idosos que tem problemas de saúde, já vem desde a sua juventude não se alimentando de forma saudável. Mas os especialistas garantem que isso não é nenhuma desculpa. Nunca é tarde para o idoso começar a se alimentar de forma saudável.

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