Alimentos que os Idosos Devem Evitar

A terceira idade é uma fase da vida que deve ser cercada de alguns cuidados. Com a idade avançada, o corpo começa a reagir de forma diferente diante de alguns hábitos rotineiros. É o que acontece com a alimentação. O metabolismo mais lento pode causar uma certa dificuldade na digestão de alguns tipos de alimentos, por isso a forma de se alimentar deve estar de acordo com a idade.

Já falamos aqui no blog sobre alguns alimentos que os idosos devem incluir em seu cardápio, como frutas, verduras e legumes, por exemplo. Hoje falaremos sobre alguns alimentos que devem ser evitados nessa fase da vida.

E, lembre-se, é sempre bom consultar um nutricionista.

Sal e Açúcar

Em qualquer fase da vida, o excesso de sal e de açúcar fará mal para a saúde. Mas nos idosos isso pode ser mais grave, pois eles estão mais susceptíveis à ter diabetes e hipertensão, causadas pelo consumo em excesso de açúcar e sal, respectivamente.

Um agravante é a vontade que as pessoas mais velhas têm de adoçar ou salgar os alimentos. Como nessa idade é comum que se perca um pouco da sensibilidade das papilas gustativas, o idoso tende a gostar mais de alimentos muito doces ou muito salgados. Então cabe aos familiares ou cuidadores cuidar para que eles não exagerem no consumo desses alimentos.

Alimentos Industrializados

Mais uma vez falamos de um tipo de alimento que faz mal em qualquer idade. Todos nós devemos evitar o consumo de alimentos industrializados, que possuem muitos corantes e conservantes. Mas nos idosos os riscos podem ser maiores.

O metabolismo mais lento pode ter mais dificuldade em digerir esses alimentos que fogem do natural, como refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos, sucos artificiais, etc.

Os idosos devem preferir uma alimentação mais natural possível

Carnes Vermelhas e Frituras

As carnes vermelhas e, especialmente os miúdos, são ricos em colesterol. Por isso devem ser evitados na alimentação dos idosos. Não significa que tenham que banir definitivamente do seu cardápio, mas o ideal é evitar. Dê preferência às carnes brancas, como aves e peixes e, uma ou duas vezes por semana, troque o consumo de carnes por ovos cozidos.

As frituras também devem ser evitadas, já que também contribuem para o aumento do colesterol. Prefira sempre alimentos grelhados ou assados. E evite o uso de banha de porco para fazer a comida, dando preferência ao azeite, óleo de soja ou de girassol, sempre em pouca quantidade.

Bebidas Alcoólicas

Os idosos devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois elas são bastante calóricas, facilitando o aumento de peso. Além disso, podem dificultar o funcionamento natural do organismo, tirando a atenção e deixando o metabolismo mais lento. O mesmo acontece com o café, por isso também deve ser consumido com cautela.

Os idosos que usam algum tipo de medicamento devem ter atenção redobrada, pois o consumo de bebidas alcoólicas pode atrapalhar a eficiência do remédio, que deixa de agir contra a doença que se está tratando.

É claro que as informações contidas neste artigo são apresentadas de foma genérica, mas o ideal é consultar o médico para saber quais são os alimentos mais indicados e que se deve evitar, pois cada idoso pode ter reações diferentes, assim como podem apresentar diferentes tipos de doenças.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *